30 DE JULHO DE 2025 ||| 4ª FEIRA ||| DIA INTERNACIONAL DA AMIZADE E DIA INTERNACIONAL CONTRA O TRÁFICO DE SERES HUMANOS ||| CARIDADE É DOAR-SE E AJUDAR O OUTRO SEM ESPERAR NADA EM TROCA E DEVE SER PRATICADA TODOS OS DIAS. |||

Bem vindo

Bem vindo

O Dia Internacional da Amizade é comemorado anualmente no dia 30 de julho em vários países do mundo. Esta data foi instituída pela ONU em 27 de abril de 2011. O seu objetivo é promover a cultura da paz entre todos os povos, celebrando assim a diversidade cultural e o respeito mútuo. A ideia para a criação desta data foi do médico paraguaio Ramón Artemio Bracho, que fundou a Cruzada Mundial da Amizade, um programa que promovia a boa convivência entre os diversos povos. Nesta data, os amigos costumam trocar mensagens de carinho, afeto e agradecer todo o companheirismo e dedicação. *** O Dia Mundial contra o Tráfico de Pessoas é celebrado anualmente a 30 de julho, e é uma oportunidade para refletir sobre a necessidade de se pôr termo à exploração humana e ajudar quem foi vítima a reconstruir a sua vida. O tema para 2025 é «O tráfico de seres humanos é crime organizado - Acabar com a exploração». A campanha deste ano destaca o papel vital das forças de segurança e do sistema de justiça criminal no que respeita ao desmantelamento das redes de tráfico organizado, assegurando simultaneamente uma abordagem centrada na vítima. Este Dia foi proclamado na Resolução 68/192, adotada na Assembleia Geral da ONU de 18 de dezembro de 2013.


 http://dl3.glitter-graphics.net/pub/424/424843bshmcauw80.gif

domingo, 29 de junho de 2014

Julio César, uma aula de resiliência impressionante.

animated gif.
T
ranscrevo do site "Blog do Dr. Cristiano Nabuco" uma das muitas definições de Resiliência que encontrei no Google:
  • "O termo resiliência quer dizer – em seu significado original, na Física, – o nível de resistência que um material pode sofrer frente às pressões sofridas e sua capacidade de retornar ao estado original sem a ocorrência de dano ou ruptura. A Psicologia pegou emprestada a palavra, criando o termo resiliência psicológica para indicar como as pessoas respondem às frustrações diárias, em todos os níveis, e sua capacidade de recuperação emocional. Falando de uma maneira bem simples, quando mais resiliente você for, mais fortemente estará preparado para lidar com as adversidades da vida."
Um dos exemplos de resiliência psicológica - eu prefiro usar a expressão "resiliência pessoal" - mais conhecidos no Brasil foi a do ator Reynaldo Gianecchini. Admirável o esforço e a entrega dele para vencer o câncer e voltar ao seu trabalho.
Ontem (28/6/2014), o goleiro Júlio César da seleção brasileiro deu outro exemplo de resiliência pessoal para o mundo inteiro assistir. Nem preciso descrever a saga desse atleta entre a copa de 2010 (Africa do Sul) e a de agora (2014) no Brasil. De responsável assumido pela derrota contra a Holanda que nos mandou de volta da Africa do Sul para o Brasil a herói do jogo que transferiu o Brasil das oitavas para as quartas de final nessa copa, Júlio César mostrou a fórmula de como ser uma pessoa com alto nível de resiliência.
A Copa de 2014 não acabou ainda, mas Julio César entrou na história do futebol brasileiro pelas defesas dos pênaltis que deu a vitória para nossa seleção no momento mais crítico de toda sua história e pelo lado humano deu o exemplo perfeito das pessoas que não perdem a fé em si mesmas.
Na vida corporativa são constantes e recorrentes os altos e baixos nas trajetórias  de cada um que queira projetar-se em suas profissões. Seja na iniciativa privada, seja na Administração Pública e principalmente na área política as vitórias e derrotas estão sempre caminhando de mãos dadas. Recorro ao site "Trabalhando.com" para colocar um texto que achei apropriado para esse post: 
  • [...] “Ainda são poucos os dicionários que associam resiliência às características humanas; quando o fazem tendem a colocá-la em sentido figurado, como resistência ao choque. Em geral, restringem-se a reproduzir sua definição original que vêm da física, da capacidade que certos materiais têm de voltar ao seu estado normal depois de serem deformados. No ambiente corporativo, ela surgiu envolta em ares de invencibilidade e rapidamente tornou-se primordial e desejada; cobriu todas as nuances necessárias ao profissional do momento, principalmente se levarmos em conta as crescentes pressões exercidas pelos mercados abertos que sofrem todo tipo de intempéries em cenários cada vez mais competitivos.” [...]
Eu próprio utilizei senti e usei da resiliência para vencer uma enorme dificuldade que ocorreu no auge da minha então ascendente trajetória profissional. Coisa para encerrar a carreira de executivo... Consegui dar a volta por cima. Mas essa é outra história.
Neste exato momento estou vendo acontecer, sob meus olhos dois companheiros de trabalho sujeitos ao fantasma da baixa autoestima por terem perdido seus status. Terão de usar profundamente as suas reservas de resiliência para se recuperarem. Ambos são brilhantes profissionais, mas um deles já deu mostras de abatimento e depressão.
Estou procurando ajudar os dois com a experiência que tenho e creio, sairão da zona de perigo que a ausência da resiliência os conduz. São muitos, entretanto aqueles que não conseguem porque ou não desenvolveram ou não possuem o potencial da resiliência para vencer essas fases de baixo-astral que nos atingem indistintamente.
Quero recomendar a todos que possam ler este texto que procurem estudar e entender os conceitos que envolvem a resiliência, na vida corporativa e na vida pessoal. As pessoas consideradas “fortes” psicologicamente são aquelas resilientes embora não conheçam o conceito. Conhecendo-o, poderão desenvolvê-lo e aprimorá-lo.
Na sequência de vídeos (abaixo) que coletei na internet para ilustrar o post procurei mostrar os momentos mais significativos da queda e da volta do Julio César. Se não acontecer nada que possa modificar essa circunstância será ele o meu personagem da Copa do Mundo.
animated gif

Quando Julio César falhou e o Brasil saiu da Copa na Africa (2010)

animated gif

 animated gif
Abaixo estão dois links para artigos que recomendo sejam visitados pelo leitores. Aos interessados, principalmente os mais jovens apesar da resiliência não respeitar idades, insisto que busquem conhecer e desenvolver o potencial de resiliência que todos nós possuimos. Não tenham dúvidas que é um diferencial da inteligência emocional de cada um.

http://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2012/09/07/pessoas-resilientes-tem-a-capacidade-de-dar-a-volta-por-cima-voce-e-uma-delas.htm

 http://popicide.tripod.com/lines/yellowline.gif

Um comentário:

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.