30 DE ABRIL DE 2025 8 ||| 4ª FEIRA ||| DIA NACIONAL DA MULHER ||| A DENGUE É UMA REALIDADE. NÃO DEIXE O MOSQUITO NOS VENCER. NÃO LHE DÊ ABRIGO. |||

Bem vindo

Bem vindo

O Dia Nacional da Mulher é celebrado anualmente em 30 de abril no Brasil. Esta data foi criada para reforçar o desenvolvimento e reeducação social sobre os direitos que as mulheres devem ter na sociedade. Isso porque, ao longo dos anos, as mulheres enfrentaram muitas restrições nas diversas sociedades predominantemente machistas e patriarcais. Assim como o Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, o Dia Nacional da Mulher também lembra a luta das mulheres na conquista de seus direitos. Infelizmente, o Dia Nacional da Mulher não é devidamente difundido no país. A data acaba por ser ofuscada pelo Dia Internacional da Mulher que, nos últimos anos, desviou-se do seu caráter político e passou a ser visto como mais uma data comercial. O combate ao sexismo, à misoginia e a todos os outros tipos de discriminações contra o gênero feminino é o alvo central dos debates que ocorrem neste dia.


Marco Túlio Cícero (em latim: Marcus Tullius Cícero, (106 – 43 a.C.) foi um advogado, político, escritor, orador e filósofo da gens Túlia da República Romana eleito cônsul em 63 a.C. com Caio Antônio Híbrida. Era filho de Cícero, o Velho, com Élvia e pai de Cícero, o Jovem, cônsul em 30 a.C., e de Túlia. Cícero nasceu numa rica família municipal de Roma de ordem equestre e foi um dos maiores oradores e escritores em prosa da Roma Antiga.

segunda-feira, 30 de junho de 2008

"Ontem" (29) o Brasil foi campeão na Suécia (1958)." Hoje" (30) ele foi campeão no Japão (2002).


.
....
.

Brasil conquistou, em 30 de junho de 2002, pela 5ª vez, uma Copa do Mundo.

"O último Mundial, em 2002, foi organizado pela primeira vez por duas nações, Coréia do Sul e Japão, e terminou com a conquista do pentacampeonato pelo Brasil. A competição também marcou o retorno triunfal do atacante Ronaldo, que, nos quatro anos anteriores, passou por duas contusões graves em seu joelho e sofrera uma convulsão na última final de Copa.
Sob o comando de Luiz Felipe Scolari, a Seleção, muito criticada pela imprensa brasileira por causa de seu jogo feio e forte na marcação, ficou conhecida como a "Família Felipão" pela união que o treinador alcançou com o grupo.
Na primeira fase, numa chave fácil, o Brasil passou por cima de Costa Rica, China e Turquia, para eliminar nas oitavas-de-final a Bélgica. Na fase seguinte, com um golaço de Ronaldinho, que minutos depois seria expulso, a Seleção venceu a Inglaterra por 2 a 1. Na semifinal um novo encontro com os turcos e outra vitória: 1 a 0.
A final foi entre Brasil e Alemanha. Com dois gols de Ronaldo, um na falha do goleiro Kahn, eleito o melhor jogador do torneio, a Seleção conquistou o penta e consagrou o estilo Scolari.
Ronaldo foi o artilheiro da competição, com oito gols, e o capitão Cafu se tornou o primeiro jogador a disputar três finais de Copa seguidas."
[...] (se tiver interesse clique aqui para visitar o site Esportes.Terra e continuar lendo o texto)

ºººººººººººººººººººº Veja abaixo a seleção de fatos e eventos históricos deste dia 30 de junho ºººººººººººººººººººº
.
Wikipédia
30 de Junho é o 181º dia do ano no calendário gregoriano (182º em anos bissextos). Faltam 184 para acabar o ano.
.
Eventos históricos
1860 - Ocorreu o mais famoso debate sobre a Teoria da Evolução, na Universidade de Oxford, entre Thomas Henry Huxley, o "buldogue de Darwin", e o Bispo Samuel Wilberforce.
2002 - O Brasil torna-se Pentacampeão do mundo ao vencer a Alemanha no International Stadium Yokohama, no Japão, por 2 a 0, gols de Ronaldo.

Nascimentos
1966 - Mike Tyson, pugilista e campeão de pesos pesados.

Falecimentos
1988 - Chacrinha, comunicador brasileiro de rádio e televisão (n. 1916).
2002 - Francisco Cândido Xavier, Chico Xavier, médium espírita brasileiro (n. 1910).
2004 - António Sousa Freitas, poeta português (n. 1921).

Eventos desportivos
2004 - O Santo André torna-se campeão da Copa do Brasil ao vencer o Flamengo, por 2 a 0, em pleno Maracanã. Esse resultado foi um dos mais inesperados do futebol.

Feriados e eventos cíclicos
Brasil - Dia do Caminhoneiro
Religioso -
São Marçal
.
Portal Terra
1784 - Morre Denis Diderot, filósofo e escritor francês.
1871 - Na Guatemala, uma revolução liberal encabeçada por Miguel García Granados e Justo Rufino Barrios derrota o governo de Vicente Cerna. Barrios ocupa o poder.
1887 - Dom Pedro II embarca para Europa muito doente. Começa no Brasil o terceiro período de regência da princesa Isabel.
1907 - Nasce Anthony Mann, diretor de cinema norte-americano.
1908 - Uma misteriosa e gigantesca explosão devasta mais de dois mil quilômetros quadrados da mata na Sibéria Central. A causa mais provável é a quedan de um meteorito.
1934 - Hitler termina com a facção extremista de seu partido, os SA. do grupo, Ernst Rohm, e seus principais colaboradores são executados. A chacina ficou conhecida como "A noite das facas longas".
1945 - Nasce Sean Scully, pintor irlandês.
1950 - Guerra da Coréia: o presidente Truman ordena a intervenção das forças terrestres norte-americanas.
1950 - Delegados de 33 nações se reunem em Frankfurt, na Alemanha Oriental, e fundam uma nova Internacional Socialista.
1959 - Morre José Vasconcelos, escritor e político mexicano.
1960 - É declarada a independência do Congo Belga, renomeado Zaire em 1971, e en 1997 República Democrática do Congo.
1966 - A capital do Congo é rebatizada com o nome de Kinshasa
1969 - Augusto Vandor, líder sindical argentino, é assassinado por cinco homens armados.
1969 - Morre Moshé Tshombe, político do Congo.
1970 - Um terremoto atinge o Peru, causando a morte de 50 mil pessoas e deixando 30 mil feridos.
1980 - O Papa João Paulo II viaja ao Brasil.
1996 - O líder do Partido da Liberação Dominicana, Leonel Fernández, aliado do presidente Joaquín Balaguer, ganha as eleições presidenciais.
.
''''''''''''''''''''''''''''''''''

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.