recorde de visualizações

recorde de visualizações

||| 04 de abril DE 2026 ||| sábado ||| Dia Nacional do Portador da Doença de Parkinson - sábado de aleluia ||| "A amizade duplica as alegrias e divide as tristezas." (Francis Bacon) |||

Bem vindo

Bem vindo

O Dia Nacional do Parkinsoniano é comemorado anualmente em 4 de abril no Brasil, com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre essa doença que afeta diretamente o sistema nervoso central. O que é Parkinson? Parkinson é uma doença neurológica que prejudica a coordenação dos movimentos musculares e o equilíbrio, sendo mais frequente em pessoas a partir dos 60 anos. Entre os sintomas mais comuns estão: tremores involuntários, principalmente nas mãos; rigidez muscular; lentidão dos movimentos; instabilidade postural, aumentando o risco de quedas. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), há cerca de 4 milhões de pessoas no mundo com essas doença, o que evidencia sua relevância como questão de saúde pública. mãos idosas amparando outras mãos Importância da conscientização O Dia Nacional do Parkinsoniano não serve apenas para alertar sobre a doença, mas também para: Divulgar informações corretas sobre os sintomas e formas de cuidado; Compartilhar avanços no tratamento, que podem melhorar a qualidade de vida e até aumentar a expectativa de vida dos pacientes; Apoiar pacientes e familiares, incentivando a compreensão, o respeito e a inclusão social; Estimular pesquisas e políticas públicas voltadas para o acompanhamento médico e terapias de reabilitação. Causas e tratamentos A doença ocorre devido à redução significativa da dopamina, um neurotransmissor responsável por transmitir sinais entre as células nervosas. A dopamina é fundamental para que os movimentos voluntários do corpo aconteçam de forma automática, ou seja, sem que precisemos pensar em cada ação dos músculos. Quando essa substância está em falta, especialmente em uma pequena área do cérebro chamada substância negra, o controle sobre os movimentos fica comprometido, surgindo os sintomas típicos da doença. Embora a doença não tenha cura, existem tratamentos medicamentosos, terapias físicas e ocupacionais que ajudam a controlar os sintomas, melhorar a mobilidade e manter a independência dos pacientes.




quarta-feira, 16 de abril de 2008

Exemplo de gestor menor que a função.



Não deixarei passar a oportunidade de exibir aos frequentadores da Oficina de Gerência mais um exemplo dos enormes prejuízos que um gerente despreparado pode causar à sua corporação.
Esse episódio do Diretor Geral da ANP é uma confirmação de como gerentes, sem a competência necessária para efetivo exercício das funções a eles designadas, podem causar prejuízos reais quando não se comportam de acordo com as posições que ocupam.
Vejamos, abaixo, o texto que copiei do site Estadão.com sobre as, já folclóricas, declarações do dirigente: .
:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
"RIO - O diretor-geral da Agência Nacional de Petróleo (ANP), Haroldo Lima, afirmou nesta segunda-feira, 14, que a área chamada "Pão de Açúcar" localizada na Bacia de Santos, pode acumular até cinco vezes o volume de petróleo encontrado pela Petrobras em Tupi. Segundo ele, informações preliminares das empresas concessionárias que estão operando na área indicam que este volume poderia chegar até 33 bilhões de barris de óleo recuperáveis."
Veja também:
Petrobras dispara com notícia sobre descoberta. É hora de comprar?
Acompanhe online a cotação das ações da Petrobras
Descoberta de Tupi aumenta reservas de petróleo e gás do País em 50%
A história e os números da Petrobras
A maior jazida de petróleo do País
.
:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Para se ter uma idéia da confusão em que a maior autoridade do assunto petróleo, no Brasil - o Diretor Geral da Agencia Nacional do Petróleo - colocou a maior empresa petrolífera da América Latina, a Petrobrás, entre neste link e navegue pelas notícias das conquências do ato despropositado. Uma simples frase, motivada claramente pela vaidade e pelo despreparo daquele gestor.
Quem vai pagar os prejuízos de sua ação ou investigar suas motivações? É secundário. Já foi feito e pior, sem garantia de que não se repetirá.
Tenho certeza de que os altos dirigentes do Governo Federal devem estar de "cabelo em pé" pela "proeza" do diretor da agência. Entretanto, pelo que se lê do noticiário dizem que não podem fazer nada contra o gestor incompetente. Será?
Lembro que, no ano passado por muito menos (ou quase) o Diretor-Geral na ANAC (lembram-se?) foi pressionado, por conta da crise aérea, a pedir demissão do cargo com toda a sua diretoria, pelo Ministro da Defesa. Bom, isso não é da nossa conta.
Quero apenas ressaltar o risco de se colocar amigos ou "indicados de amigos" em funções importantes e de caracterização eminentemente técnicas. Não pensem que isso acontece só no serviço público. Não! Na iniciativa privada é muito comum, também. As consequências são as mesmas. Dou-lhes um exemplo: a quebra da Transbrasil. Outro? A falência da VASP e da Varig. Isso só para ficar no segmento das empresas aéreas. Todas quebraram por falta de gestão profissional, dirigidas por parentes do primeiro dono ou amigos dos conselheiros etc.
Este tipo de atitude por parte de quem comanda é perniciosa e deve ser reprimida com todas as forças. Fora os amadores e os incompetentes! Não permitam, se estiverem em posição de bancar a reação, que sua empresa, seu departamento ou mesmo seu clube, sua escola ou o que seja, venham a ser dirigidas por "amigos do rei". Os resultados serão tão mais perniciosos quanto mais importante for o cargo que "ele" vier a ocupar.
.
¤ ¤ ¤ ¤ ¤ ¤ ¤ ¤ ¤ ¤ ¤ ¤ ¤ ¤ ¤ ¤ ¤ ¤ ¤ ¤ ¤ ¤ ¤ ¤ ¤ ¤ ¤ ¤ ¤ ¤ ¤ ¤ ¤ ¤ ¤ ¤ ¤ ¤ ¤ ¤ ¤ ¤

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.