recorde de visualizações

recorde de visualizações

||| 04 de abril DE 2026 ||| sábado ||| Dia Nacional do Portador da Doença de Parkinson - sábado de aleluia ||| "A amizade duplica as alegrias e divide as tristezas." (Francis Bacon) |||

Bem vindo

Bem vindo

O Dia Nacional do Parkinsoniano é comemorado anualmente em 4 de abril no Brasil, com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre essa doença que afeta diretamente o sistema nervoso central. O que é Parkinson? Parkinson é uma doença neurológica que prejudica a coordenação dos movimentos musculares e o equilíbrio, sendo mais frequente em pessoas a partir dos 60 anos. Entre os sintomas mais comuns estão: tremores involuntários, principalmente nas mãos; rigidez muscular; lentidão dos movimentos; instabilidade postural, aumentando o risco de quedas. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), há cerca de 4 milhões de pessoas no mundo com essas doença, o que evidencia sua relevância como questão de saúde pública. mãos idosas amparando outras mãos Importância da conscientização O Dia Nacional do Parkinsoniano não serve apenas para alertar sobre a doença, mas também para: Divulgar informações corretas sobre os sintomas e formas de cuidado; Compartilhar avanços no tratamento, que podem melhorar a qualidade de vida e até aumentar a expectativa de vida dos pacientes; Apoiar pacientes e familiares, incentivando a compreensão, o respeito e a inclusão social; Estimular pesquisas e políticas públicas voltadas para o acompanhamento médico e terapias de reabilitação. Causas e tratamentos A doença ocorre devido à redução significativa da dopamina, um neurotransmissor responsável por transmitir sinais entre as células nervosas. A dopamina é fundamental para que os movimentos voluntários do corpo aconteçam de forma automática, ou seja, sem que precisemos pensar em cada ação dos músculos. Quando essa substância está em falta, especialmente em uma pequena área do cérebro chamada substância negra, o controle sobre os movimentos fica comprometido, surgindo os sintomas típicos da doença. Embora a doença não tenha cura, existem tratamentos medicamentosos, terapias físicas e ocupacionais que ajudam a controlar os sintomas, melhorar a mobilidade e manter a independência dos pacientes.




sábado, 4 de julho de 2009

4 de JULHO - "Independence Day", EUA se tornam independentes em 1776; Garibaldi, heroi de dois continentes, nasceu em 1807.

4 de julho


4 de julho é o 185º dia do ano no calendário gregoriano (186º em anos bissextos). Faltam 180 para acabar o ano.



http://4.bp.blogspot.com/_53Z0yBgXZWE/R82odYGTBJI/AAAAAAAAAd4/dBp2ernpdyA/s320/Wikipedia-logo.png
(CLIQUE NO LOGOTIPO)

Eventos históricos


Ficheiro:Hattin.jpg
A Batalha de Hattin num manuscrito medieval

http://br.geocities.com/discursus/iconoteca/federali.jpg

http://looselips.no.sapo.pt/alicerabbit.jpg

http://www.militarpos64.com.br/wp-content/uploads/2008/06/sport-club-do-recife1.jpg

http://lh4.ggpht.com/_FVrJ9Y4QYhc/RxW-23xXcMI/AAAAAAAABUs/lnMissx4aR8/1960+MARIA+ESTER+BUENO.jpgohttp://www.buscatematica.net/imagens/maria-esther.jpg
  • 1959 - Maria Ester Bueno se torna a primeira pessoa de nacionalidade brasileira e sulamericana a vencer um Grand Slam de tênis, no Torneio de Wimbledon
  • 1997 - A nave não tripulada "Mars Pathfinder" pousa em Marte e mostra as primeiras imagens da superfície do planeta vermelho, após uma viagem espacial de 500 milhões de quilômetros.

Nascimentos

http://www.ascasonline.org/garibaldi.jpg

http://www.museudosesportes.com.br/img_noticias/3528.jpg

http://img440.imageshack.us/img440/9730/ginalollobrigidanofilmebi1.jpg
A entao belissima atriz italiana Gina Lollobrigida no filme "Trapezio" ("Trapeze"), onde atua ao lado de Burt Lancaster, Tony Curtis e Katy Jurado, dirigidos por Carol Reed. Um filme belissimo!

Falecimentos


http://www.terrabrasileira.net/folclore/biografo/lobato.jpg

Feriados e eventos cíclicos

Ficheiro:Pax.jpg
Estátua de Pax no jardim do Palácio de Pavlovsko

Um comentário:

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.