recorde de visualizações

recorde de visualizações

||| 04 de abril DE 2026 ||| sábado ||| Dia Nacional do Portador da Doença de Parkinson - sábado de aleluia ||| "A amizade duplica as alegrias e divide as tristezas." (Francis Bacon) |||

Bem vindo

Bem vindo

O Dia Nacional do Parkinsoniano é comemorado anualmente em 4 de abril no Brasil, com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre essa doença que afeta diretamente o sistema nervoso central. O que é Parkinson? Parkinson é uma doença neurológica que prejudica a coordenação dos movimentos musculares e o equilíbrio, sendo mais frequente em pessoas a partir dos 60 anos. Entre os sintomas mais comuns estão: tremores involuntários, principalmente nas mãos; rigidez muscular; lentidão dos movimentos; instabilidade postural, aumentando o risco de quedas. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), há cerca de 4 milhões de pessoas no mundo com essas doença, o que evidencia sua relevância como questão de saúde pública. mãos idosas amparando outras mãos Importância da conscientização O Dia Nacional do Parkinsoniano não serve apenas para alertar sobre a doença, mas também para: Divulgar informações corretas sobre os sintomas e formas de cuidado; Compartilhar avanços no tratamento, que podem melhorar a qualidade de vida e até aumentar a expectativa de vida dos pacientes; Apoiar pacientes e familiares, incentivando a compreensão, o respeito e a inclusão social; Estimular pesquisas e políticas públicas voltadas para o acompanhamento médico e terapias de reabilitação. Causas e tratamentos A doença ocorre devido à redução significativa da dopamina, um neurotransmissor responsável por transmitir sinais entre as células nervosas. A dopamina é fundamental para que os movimentos voluntários do corpo aconteçam de forma automática, ou seja, sem que precisemos pensar em cada ação dos músculos. Quando essa substância está em falta, especialmente em uma pequena área do cérebro chamada substância negra, o controle sobre os movimentos fica comprometido, surgindo os sintomas típicos da doença. Embora a doença não tenha cura, existem tratamentos medicamentosos, terapias físicas e ocupacionais que ajudam a controlar os sintomas, melhorar a mobilidade e manter a independência dos pacientes.




quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Conferência Interamericana foi evento preparatório para entrada do Brasil na 2ª Guerra Mundial (1942)


Jornal do Brasil: reunião de chanceleres de 21 países lationo-americanos no Rio

A Conferência Interamericana foi realizada no Rio, com o objetivo de aprovar o rompimento imediato das relações diplomáticas e comerciais em bloco dos 21 países latino-americanos com o Eixo - formado por Alemanha, Japão e Itália. Mas devido à recusa da Argentina e do Chile em aceitar os termos propostos foi aprovada apenas uma recomendação de rompimento das relações com os paises do Eixo.

A Terceira Reunião de Consulta dos Ministros das Relações Exteriores das Repúblicas Americanas realizado no Palácio Tiradentes foi convocada pelos Estados Unidos logo depois do ataque japonês a Pearl Harbor, em dezembro de 1941.

Mesmo sem conseguir atingir o seu principal objetivo, as resoluções do encontro foram amplamente favoráveis aos Estados Unidos. Os países latino-americanos comprometeram-se a fornecer matérias-primas estratégicas para a indústria bélica norte-americana. Nessas negociações, foi dada ênfase especial à borracha, produto que se tornara escasso após o avanço japonês no Sudeste Asiático. Os países também assumiram o compromisso de criar condições ao livre movimento de capitais, e de manter a ordem interna para evitar a alteração do acordo com os Estados Unidos. 

O presidente Getúlio Vargas só divulgou a decisão de romper relações diplomáticas com a Itália, a Alemanha e o Japão no dia do encerramento da conferência. O anúncio foi feito depois de o governo ter obtido do Presidente Roosevelt a promessa de modernizar as Forças Armadas Brasileiras e de apoiar a criação da Companhia Siderúrgica Nacional. 

Depois de vários ajustes entre os dois países foi assinado, em março de 1942, o acordo militar para o envio de armas e munição ao Brasil no valor de US$ 200 milhões. 


O Brasil na Segunda Guerra
O Brasil declarou guerra ao Eixo em agosto de 1942, depois de os nazistas afundarem seis navios brasileiros em um só dia. Entretanto, o envio de tropas à Europa somente ocorreu um ano após o incidente.
O Brasil cedeu espaço para instalação de uma base aérea militar em Parnamirim (RN). Devido a sua importância para os Aliados, o local foi apelidado de "Trampolim para a Vitória". Os americanos usaram a base para transporte de equipamentos e soldados como escala para o norte da África, em novembro de 1942. Lá foi travada a batalha em que as tropas nazistas comandadas por Rommel foram derrotadas pelos soldados Aliados liderados por Montgomery.
***********************************************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.