recorde de visualizações

recorde de visualizações

||| 04 de abril DE 2026 ||| sábado ||| Dia Nacional do Portador da Doença de Parkinson - sábado de aleluia ||| "A amizade duplica as alegrias e divide as tristezas." (Francis Bacon) |||

Bem vindo

Bem vindo

O Dia Nacional do Parkinsoniano é comemorado anualmente em 4 de abril no Brasil, com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre essa doença que afeta diretamente o sistema nervoso central. O que é Parkinson? Parkinson é uma doença neurológica que prejudica a coordenação dos movimentos musculares e o equilíbrio, sendo mais frequente em pessoas a partir dos 60 anos. Entre os sintomas mais comuns estão: tremores involuntários, principalmente nas mãos; rigidez muscular; lentidão dos movimentos; instabilidade postural, aumentando o risco de quedas. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), há cerca de 4 milhões de pessoas no mundo com essas doença, o que evidencia sua relevância como questão de saúde pública. mãos idosas amparando outras mãos Importância da conscientização O Dia Nacional do Parkinsoniano não serve apenas para alertar sobre a doença, mas também para: Divulgar informações corretas sobre os sintomas e formas de cuidado; Compartilhar avanços no tratamento, que podem melhorar a qualidade de vida e até aumentar a expectativa de vida dos pacientes; Apoiar pacientes e familiares, incentivando a compreensão, o respeito e a inclusão social; Estimular pesquisas e políticas públicas voltadas para o acompanhamento médico e terapias de reabilitação. Causas e tratamentos A doença ocorre devido à redução significativa da dopamina, um neurotransmissor responsável por transmitir sinais entre as células nervosas. A dopamina é fundamental para que os movimentos voluntários do corpo aconteçam de forma automática, ou seja, sem que precisemos pensar em cada ação dos músculos. Quando essa substância está em falta, especialmente em uma pequena área do cérebro chamada substância negra, o controle sobre os movimentos fica comprometido, surgindo os sintomas típicos da doença. Embora a doença não tenha cura, existem tratamentos medicamentosos, terapias físicas e ocupacionais que ajudam a controlar os sintomas, melhorar a mobilidade e manter a independência dos pacientes.




sábado, 27 de dezembro de 2008

Dia 27 de dezembro: FMI (Fundo Monetário Internacional) é criado em 1945; Juan Carlos I é proclamado rei da Espanha (1975)

27 de Dezembro

27 de Dezembro é o 361º dia do ano no calendário gregoriano (362º em anos bissextos). Faltam 4 para acabar o ano

Origem: Wikipédia

Eventos históricos

  • 1945 - Criação do Fundo Monetário Internacional (FMI). Em 27 de dezembro de 1945, era inaugurado o Fundo Monetário Internacional. Na Conferência de Bretton Woods, nos Estados Unidos, são discutidos e aprovados os estatutos constitutivos. A partir desta data entram em vigor, após a assinatura de 29 países, correspondentes a 80% da sua quota inicial .
  • 1949 - Reconhecimento da independência da Indonésia pelos Países Baixos.
  • 1965 - Henrique Mecking – o Mequinho - torna-se aos 14 anos campeão brasileiro de xadrez.
  • 1978 - A Espanha aprova a Constituição democrática, depois de quatro décadas de franquismo.

Nascimentos

Falecimentos

Feriados e eventos cíclicos


Fatos históricos do dia 27 de dezembro - Portal Terra

1927 - Leon Trotski é expulso do Partido Comunista soviético. É uma vitória para Josef Stalin, que passa a ser líder absoluto do país.
1945 - Após a Segunda Guerra Mundial, as potências aliadas concordam em dividir a Coréia.
1947 - Uma nova constituição italiana é promulgada em Roma.
1949 - Carlos Lacerda funda, no Rio de janeiro, o jornal Tribuna da Imprensa.
1950 - Os Estados Unidos e a Espanha restabelecem relações diplomáticas, rompidas durante a Guerra Civil espanhola.
1951 - A União Soviética anuncia que participará dos Jogos Olímpicos de 1952.
1968 - Retorna à Terra a nave Apolo 8, depois de dar 10 voltas ao redor da Lua.

1978 - Juan Carlos I, proclamado rei da Espanha pelo Parlamento em 1975, ratifica uma nova Constituição que limita seus poderes políticos.
1994 - O especulador Naji Hahas é condenado a pagar uma multa de R$ 10,2 bilhões por causa de articulações irregulares no mercado financeiro. Em 1989, ele quase provocou a quebra da Bolsa de Valores do Rio de Janeiro.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.