30 DE ABRIL DE 2025 8 ||| 4ª FEIRA ||| DIA NACIONAL DA MULHER ||| A DENGUE É UMA REALIDADE. NÃO DEIXE O MOSQUITO NOS VENCER. NÃO LHE DÊ ABRIGO. |||

Bem vindo

Bem vindo

O Dia Nacional da Mulher é celebrado anualmente em 30 de abril no Brasil. Esta data foi criada para reforçar o desenvolvimento e reeducação social sobre os direitos que as mulheres devem ter na sociedade. Isso porque, ao longo dos anos, as mulheres enfrentaram muitas restrições nas diversas sociedades predominantemente machistas e patriarcais. Assim como o Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, o Dia Nacional da Mulher também lembra a luta das mulheres na conquista de seus direitos. Infelizmente, o Dia Nacional da Mulher não é devidamente difundido no país. A data acaba por ser ofuscada pelo Dia Internacional da Mulher que, nos últimos anos, desviou-se do seu caráter político e passou a ser visto como mais uma data comercial. O combate ao sexismo, à misoginia e a todos os outros tipos de discriminações contra o gênero feminino é o alvo central dos debates que ocorrem neste dia.


Marco Túlio Cícero (em latim: Marcus Tullius Cícero, (106 – 43 a.C.) foi um advogado, político, escritor, orador e filósofo da gens Túlia da República Romana eleito cônsul em 63 a.C. com Caio Antônio Híbrida. Era filho de Cícero, o Velho, com Élvia e pai de Cícero, o Jovem, cônsul em 30 a.C., e de Túlia. Cícero nasceu numa rica família municipal de Roma de ordem equestre e foi um dos maiores oradores e escritores em prosa da Roma Antiga.

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Chico Mendes foi assassinado há 20 anos (1988) no dia 22 de dezembro; Caetano e Gil foram presos pelo governo militar (1968).

22 de Dezembro é o 356º dia do ano no calendário gregoriano (357º em anos bissextos). Faltam 9 para acabar o ano. É, na maior parte das vezes, o dia em que ocorre o solstício de Inverno, no Hemisfério Norte e o de Verão no Hemisfério Sul.

(clique sobre todas imagens e será redirecionado para sites diferentes do Wikipédia)

A morte de um lutador
1988 - Chico Mendes, seringueiro e ativista ambiental brasileiro.(n. 1944)
Em 22 de dezembro de 1988, o líder dos seringueiros Chico Mendes é assassinado em Chapuri, no Acre, apesar das denúncias e dos pedidos de proteção por parte de entidades ambientalistas. Ele foi assassinado no quintal de sua casa com um tiro de escopeta.

Eventos históricos


Nascimentos

Falecimentos



1606 - A Espanha proíbe suas colônias da América de fazer qualquer tipo de negociação com estrangeiros, sob risco de pena de morte.
1868 - Durante a Guerra do Paraguai, é iniciada a Batalha de Lomas Voletinas.
.
1894 - A Justiça francesa condena o militar Alfred Dreyfus de crime de alta traição. Anos mais tarde, foi comprovada sua inocência.
NOTA- Neste epísódio ficou famosa a participação do consagrado escritor francês Emile Zola em defesa de Dreyfus; Zola sempre proclamou acreditar na inocência do militar. Quando viu que a condenação era irreversível após um longo processo, Emile Zola escreveu um artigo ao qual chamou "Eu Acuso" ("J'Accuse") que passaria à história como um ícone de documento em defesa da justiça e contra as fraudes nos julgamentos sem transparência pública.
1900 - O primeiro modelo de carro Daimler é exibido. O veículo é chamado de Mercedes, nome da filha de Emil Jellinek, incentivador do projeto.
1940 - Durante a Segunda Guerra Mundial, a cidade inglesa de Manchester é bombardeada pela força aérea alemã.
1975 - Carlos, o Chacal, junto com outros terroristas árabes, fazem um ataque em Viena, na Áustria. Eles assassinaram três pessoas e fizeram outras 70 de reféns num encontro da Organização dos Países Produtores de Petróleo (Opep).
1981 - O atleta João do Pulo, um dia depois de ter sido eleito como o maior desportista latino-americano do ano, sofre um grave acidente de carro e tem a perna direita amputada.
1993 - Os Estados Unidos concedem asilo político a Alina Fernandez Revuelta, filha do ditador cubano Fidel Castro.
1993 - O parlamento da África do Sul aprova uma nova constituição que abole o regime racista de apartheid no país.
1994 - Renuncia Silvio Berlusconi, primeiro ministro italiano.
1994 - O locutor esportivo Osmar Santos sofre um grave acidente de carro que o deixa com traumatismo craniano.
1996 - O grupo guerrilheiro Tupac Amaru liberta 225 das 380 pessoas mantidas como reféns na residência do embaixador do Japão no Peru. O seqüestro terminaria em abril do ano seguinte.

Um comentário:

  1. Herbert, amigo
    Vim cá desejar um lindo e Feliz Natal para você, com saúde, paz e harmonia com seus familiares.
    Que você tenha uma bela passagem de ano.
    E lembre que Deus estará sempre com Você.
    Um abraço do
    Gato Guga

    PS: Um email retornou por falha no destino.

    ResponderExcluir

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.