recorde de visualizações

recorde de visualizações

||| 04 de abril DE 2026 ||| sábado ||| Dia Nacional do Portador da Doença de Parkinson - sábado de aleluia ||| "A amizade duplica as alegrias e divide as tristezas." (Francis Bacon) |||

Bem vindo

Bem vindo

O Dia Nacional do Parkinsoniano é comemorado anualmente em 4 de abril no Brasil, com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre essa doença que afeta diretamente o sistema nervoso central. O que é Parkinson? Parkinson é uma doença neurológica que prejudica a coordenação dos movimentos musculares e o equilíbrio, sendo mais frequente em pessoas a partir dos 60 anos. Entre os sintomas mais comuns estão: tremores involuntários, principalmente nas mãos; rigidez muscular; lentidão dos movimentos; instabilidade postural, aumentando o risco de quedas. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), há cerca de 4 milhões de pessoas no mundo com essas doença, o que evidencia sua relevância como questão de saúde pública. mãos idosas amparando outras mãos Importância da conscientização O Dia Nacional do Parkinsoniano não serve apenas para alertar sobre a doença, mas também para: Divulgar informações corretas sobre os sintomas e formas de cuidado; Compartilhar avanços no tratamento, que podem melhorar a qualidade de vida e até aumentar a expectativa de vida dos pacientes; Apoiar pacientes e familiares, incentivando a compreensão, o respeito e a inclusão social; Estimular pesquisas e políticas públicas voltadas para o acompanhamento médico e terapias de reabilitação. Causas e tratamentos A doença ocorre devido à redução significativa da dopamina, um neurotransmissor responsável por transmitir sinais entre as células nervosas. A dopamina é fundamental para que os movimentos voluntários do corpo aconteçam de forma automática, ou seja, sem que precisemos pensar em cada ação dos músculos. Quando essa substância está em falta, especialmente em uma pequena área do cérebro chamada substância negra, o controle sobre os movimentos fica comprometido, surgindo os sintomas típicos da doença. Embora a doença não tenha cura, existem tratamentos medicamentosos, terapias físicas e ocupacionais que ajudam a controlar os sintomas, melhorar a mobilidade e manter a independência dos pacientes.




domingo, 30 de novembro de 2008

Nana Mouskouri e Demis Rousos.

Sempre foi um mistério para mim que Nana Mouskoury não seja muito conhecida no Brasil. É uma das cantoras mais populares em todo o mundo. Sem exageros. Uma autêntica diva do mundo musical do mais alto nível.
Só a conheci (olha a intimidade do fã...) na época em que surgiram os primeiros CDs; por acaso, quando um amigo me presenteou com um "Nana Mouskoury". Olhei meio desconfiado. Nunca tinha ouvido falar dela. Coloquei o CD, com toda má vontade, naqueles aparelhos 3 em 1 (quem está lembrado?) e foi paixão de primeira vez. A voz pura e maviosa dessa deusa grega simplesmente me enfeitiçou... até hoje.
Na seqüência, sai comprando tudo que encontrava de Nana Mouskoury nas lojas especializadas ( e não encontrava muito); paralelamente procurava saber quem era aquela "desconhecida". Imagine! Ela era, simplesmente, uma das artistas mais conhecidas e requisitadas no planeta. Só depois fui pesquisar sobre ela, pois não havia internet. É isso ai, meus jovens, já houve época nesse planeta que vivíamos sem internet... Dá para imaginar?. Bem, não tenho nem dez por cento dos CDs dela. Na Wikipédia estão listados, como discografia parcial, 172 discos ou CDs e mais 5 concertos gravados em vídeos ou DVDs. Vale dizer que Nana canta em todas - eu disse todas - as línguas mais conhecidas e faladas do mundo. E com perfeição.
Acho que, nos dias de hoje, aqui em nosso país, ainda tem muita gente que não a conhece. Atualmente ela goza daquele prestígio dos artistas que chegaram no topo e só se apresentam em ocasiões muito especiais.
Coloquei dois vídeos colhidos no YouTube. Um, sensacional, em que ela canta com outro grande astro grego, Demis Rousos uma canção, da terra natal (deles), chamada "Aide to malono", linda e alegre como só as músicas gregas sabem ser. No outro vídeo ela interpreta a famosa e histórica canção inglesa "Amazing Grace" em um clip maravilhoso.
Pode confiar nas escolhas feitas. Para quem gosta da boa música são duas pedidas dignas de um belo domingo.





Um comentário:

  1. yo tampoco entiendo por qué Nana Mouskouri sea tan poco conocida en Latinoamerica, considerando que ha grabado varias canciones de nuestra región. En fin, los videos en los que hace duetos con Demis Roussos son una joya!!!

    ResponderExcluir

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.