recorde de visualizações

recorde de visualizações

||| 04 de abril DE 2026 ||| sábado ||| Dia Nacional do Portador da Doença de Parkinson - sábado de aleluia ||| "A amizade duplica as alegrias e divide as tristezas." (Francis Bacon) |||

Bem vindo

Bem vindo

O Dia Nacional do Parkinsoniano é comemorado anualmente em 4 de abril no Brasil, com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre essa doença que afeta diretamente o sistema nervoso central. O que é Parkinson? Parkinson é uma doença neurológica que prejudica a coordenação dos movimentos musculares e o equilíbrio, sendo mais frequente em pessoas a partir dos 60 anos. Entre os sintomas mais comuns estão: tremores involuntários, principalmente nas mãos; rigidez muscular; lentidão dos movimentos; instabilidade postural, aumentando o risco de quedas. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), há cerca de 4 milhões de pessoas no mundo com essas doença, o que evidencia sua relevância como questão de saúde pública. mãos idosas amparando outras mãos Importância da conscientização O Dia Nacional do Parkinsoniano não serve apenas para alertar sobre a doença, mas também para: Divulgar informações corretas sobre os sintomas e formas de cuidado; Compartilhar avanços no tratamento, que podem melhorar a qualidade de vida e até aumentar a expectativa de vida dos pacientes; Apoiar pacientes e familiares, incentivando a compreensão, o respeito e a inclusão social; Estimular pesquisas e políticas públicas voltadas para o acompanhamento médico e terapias de reabilitação. Causas e tratamentos A doença ocorre devido à redução significativa da dopamina, um neurotransmissor responsável por transmitir sinais entre as células nervosas. A dopamina é fundamental para que os movimentos voluntários do corpo aconteçam de forma automática, ou seja, sem que precisemos pensar em cada ação dos músculos. Quando essa substância está em falta, especialmente em uma pequena área do cérebro chamada substância negra, o controle sobre os movimentos fica comprometido, surgindo os sintomas típicos da doença. Embora a doença não tenha cura, existem tratamentos medicamentosos, terapias físicas e ocupacionais que ajudam a controlar os sintomas, melhorar a mobilidade e manter a independência dos pacientes.




quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Bombou na Web - O robô vagabundo

O robô vagabundo

Dom, 26/10/08
por Luciana Vicária |
categoria CuriosidadesRobôs

robovagabundo.jpg

O projeto SESI Bonecos trará uma atração tecnológica para o nordeste brasileiro: o robô Dirk, um boneco construído a partir de princípios de robótica e de teatro de marionetes. Chamado de o vagabundo mecânico”, pela forma como está caracterizado, Dirk tem aparência e movimentos humanos. O boneco holandês é movido a energia elétrica e foi construído com metal, madeira, borracha, componentes eletrônicos, algodão e plástico, boa parte desses materiais reciclados. Estará por tempo limitado no país. Mais informações pelo site do Sesi.

Luciana Vicária

=q=q=q=q=q=q=q=q=q=q=q=q=q=q=q=q=q=q=q=q=q=q

Um comentário:

  1. Pena que perdi isso quando esteve em São Paulo! Preciso ficar de olho quando tiver o de 2009 e levar meu filhote!
    Só não sei se quem vai se divertir mais é ele ou eu...

    ResponderExcluir

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.