30 DE ABRIL DE 2025 8 ||| 4ª FEIRA ||| DIA NACIONAL DA MULHER ||| A DENGUE É UMA REALIDADE. NÃO DEIXE O MOSQUITO NOS VENCER. NÃO LHE DÊ ABRIGO. |||

Bem vindo

Bem vindo

O Dia Nacional da Mulher é celebrado anualmente em 30 de abril no Brasil. Esta data foi criada para reforçar o desenvolvimento e reeducação social sobre os direitos que as mulheres devem ter na sociedade. Isso porque, ao longo dos anos, as mulheres enfrentaram muitas restrições nas diversas sociedades predominantemente machistas e patriarcais. Assim como o Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, o Dia Nacional da Mulher também lembra a luta das mulheres na conquista de seus direitos. Infelizmente, o Dia Nacional da Mulher não é devidamente difundido no país. A data acaba por ser ofuscada pelo Dia Internacional da Mulher que, nos últimos anos, desviou-se do seu caráter político e passou a ser visto como mais uma data comercial. O combate ao sexismo, à misoginia e a todos os outros tipos de discriminações contra o gênero feminino é o alvo central dos debates que ocorrem neste dia.


Marco Túlio Cícero (em latim: Marcus Tullius Cícero, (106 – 43 a.C.) foi um advogado, político, escritor, orador e filósofo da gens Túlia da República Romana eleito cônsul em 63 a.C. com Caio Antônio Híbrida. Era filho de Cícero, o Velho, com Élvia e pai de Cícero, o Jovem, cônsul em 30 a.C., e de Túlia. Cícero nasceu numa rica família municipal de Roma de ordem equestre e foi um dos maiores oradores e escritores em prosa da Roma Antiga.

sábado, 12 de janeiro de 2008

Destaque de Livro: "Execução"

Recebi, com muita alegria, telefonema do meu amigo Luiz Carlos Everton de Farias. Fomos companheiros de diretoria executiva na CODEVASF, ele o presidente da empresa. Hoje ocupa uma importante diretoria do Banco do Nordeste do Brasil - BNB, em Fortaleza. É um visitante regular da Oficina de Gerência e me ligou para dizer que leu o livro "Execução", que recomendei no blog. Entusiasmado, elogiou o livro e disse que está aplicando, no dia-a-dia, muitos dos conceitos ali encontrados.
Por conta desse fato tive a idéia e criei um novo "departamento" na Oficina de Gerência - "Destaque de Livro" - onde darei maior visibilidade aos livros e publicações rcomendadas por mim ou pelos amigos e visitantes do blog; e não exclusivamente sobre administração e gerência. Os bons livros serão sempre destacados. E publicarei, de cada um deles, um trecho interessante.
Começo pelo livro que o Luiz Carlos elogiou - com toda razão - porque é um dos poucos existentes no mercado que aborda, com propriedade, os "mistérios" da execução, da realização no mundo corporativo. É um livro com linguagem direta para os executivos.
Os detalhes de autoria e editora estão na seção dos livros recomendados ai ao lado. O trecho que escolhi está abaixo:
"Liderar para a execução não é uma atividade complexa. É algo muito simples. O principal requisito é que você, na qualidade de líder, deve estar profunda e totalmente envolvido com sua empresa e ser franco consigo e com os outros e sobre sua realidade. Isso vale se você estiver administrando uma empresa inteira ou uma unidade de negócios. Qualquer líder de negócios, em qualquer empresa ou qualquer nível, precisa dominar a disciplina da execução. Este é o caminho para consolidar sua credibilidade com o líder da empresa. Quando você tiver terminado de ler este livro, vai entender como fazer isso. Seu conhecimento da disciplina de execução será uma vantagem competitiva. Se você colocá-la em prática em sua empresa, saberá que está produzindo melhores resultados."
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.