30 DE ABRIL DE 2025 8 ||| 4ª FEIRA ||| DIA NACIONAL DA MULHER ||| A DENGUE É UMA REALIDADE. NÃO DEIXE O MOSQUITO NOS VENCER. NÃO LHE DÊ ABRIGO. |||

Bem vindo

Bem vindo

O Dia Nacional da Mulher é celebrado anualmente em 30 de abril no Brasil. Esta data foi criada para reforçar o desenvolvimento e reeducação social sobre os direitos que as mulheres devem ter na sociedade. Isso porque, ao longo dos anos, as mulheres enfrentaram muitas restrições nas diversas sociedades predominantemente machistas e patriarcais. Assim como o Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, o Dia Nacional da Mulher também lembra a luta das mulheres na conquista de seus direitos. Infelizmente, o Dia Nacional da Mulher não é devidamente difundido no país. A data acaba por ser ofuscada pelo Dia Internacional da Mulher que, nos últimos anos, desviou-se do seu caráter político e passou a ser visto como mais uma data comercial. O combate ao sexismo, à misoginia e a todos os outros tipos de discriminações contra o gênero feminino é o alvo central dos debates que ocorrem neste dia.


Marco Túlio Cícero (em latim: Marcus Tullius Cícero, (106 – 43 a.C.) foi um advogado, político, escritor, orador e filósofo da gens Túlia da República Romana eleito cônsul em 63 a.C. com Caio Antônio Híbrida. Era filho de Cícero, o Velho, com Élvia e pai de Cícero, o Jovem, cônsul em 30 a.C., e de Túlia. Cícero nasceu numa rica família municipal de Roma de ordem equestre e foi um dos maiores oradores e escritores em prosa da Roma Antiga.

domingo, 16 de abril de 2023

Que rôlo! - Fernando Veríssimo (Sobre a Páscoa)

 

Luis Fernando Veríssimo

QUE RÔLO!! 

- Papai, o que é Páscoa?

- Ora, Páscoa é... bem... é uma festa religiosa!  

- Igual ao Natal?  

- É parecido. Só que no Natal comemora-se o nascimento de Jesus, e na Páscoa, se não me engano, comemora-se a sua ressurreição. 

 - Ressurreição? 

 - É, ressurreição... Marta, vem cá! 

 - Sim? 

 - Explica pra esse garoto o que é ressurreição, pra eu poder ler o meu jornal. 

 - Bom, meu filho, ressurreição é tornar a viver após ter morrido! Foi o    que aconteceu com Jesus, três dias depois de ter sido crucificado... Ele ressuscitou e subiu aos céus. Entendeu ? 

 - Mais ou menos... Mamãe, Jesus era um coelho? 

 - O que é isso menino? Não me fale uma bobagem dessas... Coelho?! Jesus Cristo é o Papai do Céu! Nem parece que esse menino foi batizado! ... Jorge, esse menino não pode crescer desse jeito, sem ir numa missa pelo  menos aos domingos. Até parece que não lhe demos uma educação cristã! Já pensou se ele solta uma besteira dessas na escola? Deus me perdoe! Amanhã mesmo vou matricular esse moleque no catecismo!  

- Mamãe, mas o Papai do Céu não é Deus ?  

- É filho, Jesus e Deus são a mesma coisa. Você vai estudar isso no  catecismo. É a Trindade! Deus é Pai, Filho e Espírito Santo.  

- O Espírito Santo também é Deus?  

- É sim.  

- E Minas Gerais?  

- Sacrilégio...!!!  

- É por isso que a ilha de Trindade fica perto do Espírito Santo?  

- Não é o Estado do Espírito Santo que compõe a Trindade, meu filho, é o Espírito Santo de Deus! É um negócio meio complicado, nem a mamãe entende direito. Mas se você perguntar no catecismo a professora  explica tudinho! 

 - Bom, se Jesus não é um coelho, quem é o coelho da Páscoa? 

 - Eu sei lá ?!? É uma tradição... É igual a Papai Noel, só que ao invés de  presente ele traz ovinhos. 

 - Coelho bota ovo ? 

 - Chega!! Deixa eu ir fazer o almoço que eu ganho mais... 

 - Papai, não era melhor que fosse galinha da Páscoa ? 

 - Era... era melhor,sim... ou então urubu!!  

 - Papai, Jesus nasceu no dia 25 de dezembro, né? Que dia ele morreu ? 

 - Isso eu sei: na Sexta-feira Santa!! 

 - Que dia, e que mês?  

 - (???) Sabe que eu nunca pensei nisso?? Eu só aprendi que ele morreu  na Sexta-feira Santa, e ressuscitou três dias depois, no Sábado de Aleluia! 

 - Um dia depois!  

 - Não... três dias depois! 

 - Então, morreu na Quarta-feira! 

 - Não, morreu na Sexta-feira Santa... ou terá sido na Quarta-feira de  Cinzas? Ah, garoto, vê se não me confunde ! Morreu na Sexta mesmo, e ressuscitou no sábado, três dias depois! Como? Pergunte à sua  professora de catecismo! 

 - Papai, porque amarraram um monte de bonecos de pano lá na rua? 

 - É que hoje é Sábado de Aleluia, e o pessoal vai fazer a malhação do  Judas. Judas foi o apóstolo que traiu Jesus. 

 - O Judas traiu Jesus no Sábado?  

 - Claro que não! Se Jesus morreu na Sexta...!  

 - Então por que eles não malham o Judas no dia certo? 

 - Poorra... (Ô... Desculpe filho.)

 - Papai, qual era o sobrenome de Jesus? 

 - Cristo. Jesus Cristo.  

 - Só? 

 - Que eu saiba sim, por quê?  

 - Não sei não, mas tenho um palpite de que o nome dele era Jesus Cristo Coelho. Só assim esse negócio de coelho da Páscoa faz sentido, não acha?  

 - Ai coitada! 

 - Coitada de quem?  

 - Da sua professora de catecismo!

 (Luiz Fernando Veríssimo)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.