30 DE ABRIL DE 2025 8 ||| 4ª FEIRA ||| DIA NACIONAL DA MULHER ||| A DENGUE É UMA REALIDADE. NÃO DEIXE O MOSQUITO NOS VENCER. NÃO LHE DÊ ABRIGO. |||

Bem vindo

Bem vindo

O Dia Nacional da Mulher é celebrado anualmente em 30 de abril no Brasil. Esta data foi criada para reforçar o desenvolvimento e reeducação social sobre os direitos que as mulheres devem ter na sociedade. Isso porque, ao longo dos anos, as mulheres enfrentaram muitas restrições nas diversas sociedades predominantemente machistas e patriarcais. Assim como o Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, o Dia Nacional da Mulher também lembra a luta das mulheres na conquista de seus direitos. Infelizmente, o Dia Nacional da Mulher não é devidamente difundido no país. A data acaba por ser ofuscada pelo Dia Internacional da Mulher que, nos últimos anos, desviou-se do seu caráter político e passou a ser visto como mais uma data comercial. O combate ao sexismo, à misoginia e a todos os outros tipos de discriminações contra o gênero feminino é o alvo central dos debates que ocorrem neste dia.


Marco Túlio Cícero (em latim: Marcus Tullius Cícero, (106 – 43 a.C.) foi um advogado, político, escritor, orador e filósofo da gens Túlia da República Romana eleito cônsul em 63 a.C. com Caio Antônio Híbrida. Era filho de Cícero, o Velho, com Élvia e pai de Cícero, o Jovem, cônsul em 30 a.C., e de Túlia. Cícero nasceu numa rica família municipal de Roma de ordem equestre e foi um dos maiores oradores e escritores em prosa da Roma Antiga.

quinta-feira, 25 de junho de 2020

Emocione-se com o poder das palavras e transforme o mundo...




Entre os principais ensinamentos que procuro transmitir para meus filhos e netos, aos meus amigos, às pessoas  do meu círculo de amizades e a todos os que convivem comigo é o especial cuidado (muito especial mesmo!) com as palavras que usamos. Sejam elas ditas ou escritas.

Procuremos na história quantas vezes o mundo, as nações e os povos foram sacudidos por discursos, frases e opiniões. Quem mais do que Jesus Cristo usou das palavras para transformar a humanidade. Moisés e os Dez Mandamentos...  Churchill com seu "Sangue, suor e lagrimas"... Martin Luther King com "I have a dream"... Seria uma lista infindável buscar exemplos do poder das palavras na história.

Já fiz o trajeto na estrada da juventude e é lá que as palavras são expressas sem os cuidados para que não causem feridas e dissabores. Todavia, entre os jovens elas devem - até certos limites - ser perdoadas porque eles ainda não conhecem direito os seus poderes. Sim! As palavras, sim senhor, são muito poderosas!

É a experiência, a vivência, a cultura pessoal, a inteligência e o hábito - entre muitos outros atributos de personalidade e comportamento - que vão formar o cadinho que os  fará (os jovens) alcançar a sabedoria de permitir que seus pensamentos, expressos por suas palavras, possam apregoar, disseminar, irradiar, multiplicar e contribuir para a formação da corrente de energia que movimenta as forças cósmicas do bem.
.
É isso! As palavras devem ser a exata manifestação de nossa natureza, de nossos valores, de nossa formação humana e profissional. As palavras curam e provocam doenças, trazem paz e produzem ódio, ensinam e embrutecem, levam as nações à guerra ou à paz... Transformam o mundo à nossa volta.

Aqui, na Oficina de Gerência, trazemos o tema à baila para chamar a atenção da comunidade das corporações para que cultivem, desde o mais cedo de suas vidas, o hábito de bem usar as palavras. Na fala e na escrita. Façam disso uma competência, um talento, uma habilidade. Nada a perder, tudo a ganhar.


O (emocionante) vídeo abaixo - com milhões de acessos no YouTube - nos mostra um belo exemplo desse poder. Não deixem de assisti-lo e refletir sobre sua poderosa mensagem.






Publiquei esse vídeo com um pequeno texto de apresentação em outubro de 2013 Imaginem! Fiz uma revisitação nos posts do blog que tiveram maior numero de visitas e aceitação. E topei com este. Tenho-o em minha coleção pessoal, mas não lembrava dele. É um dos mais lindos que conheço. Me emociono todas as vezes que o assisto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.