recorde de visualizações

recorde de visualizações

||| 04 de abril DE 2026 ||| sábado ||| Dia Nacional do Portador da Doença de Parkinson - sábado de aleluia ||| "A amizade duplica as alegrias e divide as tristezas." (Francis Bacon) |||

Bem vindo

Bem vindo

O Dia Nacional do Parkinsoniano é comemorado anualmente em 4 de abril no Brasil, com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre essa doença que afeta diretamente o sistema nervoso central. O que é Parkinson? Parkinson é uma doença neurológica que prejudica a coordenação dos movimentos musculares e o equilíbrio, sendo mais frequente em pessoas a partir dos 60 anos. Entre os sintomas mais comuns estão: tremores involuntários, principalmente nas mãos; rigidez muscular; lentidão dos movimentos; instabilidade postural, aumentando o risco de quedas. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), há cerca de 4 milhões de pessoas no mundo com essas doença, o que evidencia sua relevância como questão de saúde pública. mãos idosas amparando outras mãos Importância da conscientização O Dia Nacional do Parkinsoniano não serve apenas para alertar sobre a doença, mas também para: Divulgar informações corretas sobre os sintomas e formas de cuidado; Compartilhar avanços no tratamento, que podem melhorar a qualidade de vida e até aumentar a expectativa de vida dos pacientes; Apoiar pacientes e familiares, incentivando a compreensão, o respeito e a inclusão social; Estimular pesquisas e políticas públicas voltadas para o acompanhamento médico e terapias de reabilitação. Causas e tratamentos A doença ocorre devido à redução significativa da dopamina, um neurotransmissor responsável por transmitir sinais entre as células nervosas. A dopamina é fundamental para que os movimentos voluntários do corpo aconteçam de forma automática, ou seja, sem que precisemos pensar em cada ação dos músculos. Quando essa substância está em falta, especialmente em uma pequena área do cérebro chamada substância negra, o controle sobre os movimentos fica comprometido, surgindo os sintomas típicos da doença. Embora a doença não tenha cura, existem tratamentos medicamentosos, terapias físicas e ocupacionais que ajudam a controlar os sintomas, melhorar a mobilidade e manter a independência dos pacientes.




quinta-feira, 11 de agosto de 2011

11 de agosto: Leonidas e os seus 300 se eternizam nas Termópilas (480 a.C.); Hoje é o Dia do "Pendura";

11 de agosto

  • Eventos históricos

http://static.hsw.com.br/gif/mayan-calendar-1.jpg
http://www.satrapa1.com/articulos/antiguedad/300/termopilas.jpg
Clique na imagem para entender mais sobre a batalha.
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/pt/2/25/Ponte_Preta.png

Código SOS utilizado pela primeira vez

foto de sinopsis
A 11 de Agosto de 1909, foi utilizado, pela primeira vez, o código SOS como pedido de auxílio. O significado desta sigla é: "Save Our Souls" (Salvem as nossas almas). Trata-se de uma simples sequência de auxílio no Código Internacional concebido por Samuel Morse. A mensagem foi emitida pela primeira vez do navio Araphoe que se encontrava em dificuldades na costa da Carolina do Norte, nos Estados Unidos da América. Desde então, a sigla SOS é o código de socorro mais utilizado internacionalmente. A sigla foi aprovada oficialmente durante uma conferência internacional em Berlim em 1906 para substituir a utilizada até então (CQD) nas transmissões telegráficas em código Morse.
foto de sinopsis
O Príncipe Hussein é proclamado rei da Jordânia sucedendo ao pai, o Rei Talal, declarado incapaz para governar pelo Parlamento jordano, devido a uma doença mental. Hussein foi coroado formalmente a 14 de Novembro de 1953, dia do seu 18º aniversário. Foi o terceiro rei constitucional da Jordânia e membro da dinastia Hashemita, que se diz estar na linha directa de descendência do Profeta Maomé. Durante as suas quase cinco décadas de reinado, manteve boas relações com o Ocidente e desenvolveu firmemente a economia da Jordânia. Lutou contra Israel em 1967, na Guerra dos Seis dias, e depois contra as guerrilhas palestinianas que tentaram tomar o comando do estado jordano. Opôs-se à Guerra do Golfo Pérsico de 1991 mas apoiou o processo de paz Israelo-Palestiniano. Morreu em 1999 e foi sucedido pelo filho mais velho, o Príncipe Abdallah. Foi o chefe executivo de estado do século XX com uma vida de serviço mais longa.

Nascimentos

Falecimentos

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/7/73/Placido1.jpg

Feriados e eventos cíclicos

http://www.brasilescola.com/upload/e/be_pendura.jpg
Clique e conheça sobre o "Dia do Pendura"
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/f/fd/Simone_Martini_047.jpg/492px-Simone_Martini_047.jpg
Clique no logotipo e leia no site de origem

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.