recorde de visualizações

recorde de visualizações

||| 04 de abril DE 2026 ||| sábado ||| Dia Nacional do Portador da Doença de Parkinson - sábado de aleluia ||| "A amizade duplica as alegrias e divide as tristezas." (Francis Bacon) |||

Bem vindo

Bem vindo

O Dia Nacional do Parkinsoniano é comemorado anualmente em 4 de abril no Brasil, com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre essa doença que afeta diretamente o sistema nervoso central. O que é Parkinson? Parkinson é uma doença neurológica que prejudica a coordenação dos movimentos musculares e o equilíbrio, sendo mais frequente em pessoas a partir dos 60 anos. Entre os sintomas mais comuns estão: tremores involuntários, principalmente nas mãos; rigidez muscular; lentidão dos movimentos; instabilidade postural, aumentando o risco de quedas. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), há cerca de 4 milhões de pessoas no mundo com essas doença, o que evidencia sua relevância como questão de saúde pública. mãos idosas amparando outras mãos Importância da conscientização O Dia Nacional do Parkinsoniano não serve apenas para alertar sobre a doença, mas também para: Divulgar informações corretas sobre os sintomas e formas de cuidado; Compartilhar avanços no tratamento, que podem melhorar a qualidade de vida e até aumentar a expectativa de vida dos pacientes; Apoiar pacientes e familiares, incentivando a compreensão, o respeito e a inclusão social; Estimular pesquisas e políticas públicas voltadas para o acompanhamento médico e terapias de reabilitação. Causas e tratamentos A doença ocorre devido à redução significativa da dopamina, um neurotransmissor responsável por transmitir sinais entre as células nervosas. A dopamina é fundamental para que os movimentos voluntários do corpo aconteçam de forma automática, ou seja, sem que precisemos pensar em cada ação dos músculos. Quando essa substância está em falta, especialmente em uma pequena área do cérebro chamada substância negra, o controle sobre os movimentos fica comprometido, surgindo os sintomas típicos da doença. Embora a doença não tenha cura, existem tratamentos medicamentosos, terapias físicas e ocupacionais que ajudam a controlar os sintomas, melhorar a mobilidade e manter a independência dos pacientes.




segunda-feira, 12 de julho de 2010

ESPANHA É CAMPEÃ DO MUNDO. GANHOU O FUTEBOL... (Parte 1)


Meu palpite não se revelou correto.  Perdi meu bolão. Ainda bem e por dois motivos. O primeiro é que eu me sentiria como um concorrente do já famoso  (e invicto) "Polvo Paul" e isso me incomodaria muito. Já pensou, ser chamado de "Polvo Paul" entre os amigos? Brincadeira. O segundo motivo é sério. Adorei que a Espanha ganhasse.
Logo no inicio do jogo, quando a Holanda começou dar botinadas a torto e a direito deu para perceber que o time que jogava futebol era a Espanha e por consequencia, para quem ama o futebol, não poderia ou não deveria perder. E passei a torcer pela seleção ibérica. 
Achei que a Holanda era apenas um time que tinha uma pegada mais pesada. Jogaram assim contra o Brasil e contra todos os adversários que temiam.  Estava enganado. Os "laranjas" batem mesmo! Usam a violência deliberadamente para intimidar o adversário. É estratégia e tática do grupo e do treinador. Um esquema ultrajante para quem ama o futebol como esporte. 
O tal do Van Persie é o que comumente chamamos de "cavalo" nas peladas. Não joga nada e só se preocupa em dar botinadas. E com raras exceções assim foi o time holandês durante todo o jogo. O zagueiro De Jong deve ter praticado a agressão mais violenta da Copa. As imagens ficarão marcadas na sua carreira. Só pode ser um psicopata para fazer o que ele fez. Imperdoável! Veja você mesmo...


A Espanha perdeu tantas chances que o resultado de 1 a 0 e a prorrogação foram injustos com sua qualidade. O "placar moral" como diria um antigo técnico brasileiro (Cláudio Coutinho) deveria ter sido uns 3 a 0, pelo menos. Alguns dirão que a Holanda também perdeu, mas foram muito menos e o volume de jogo espanhol deixou atônitos os "cavalões" holandeses. Mas não quero falar do jogo em si. Isso está em todos os jornais. Quero dizer da minha alegria por ver uma seleção como a da Espanha ganhar a Copa do Mundo da Africa. Histórica por ser a primeira - e desconfio que a ultima - no continente irmão. 
Durante os próximos quatro anos, até 2014, o mundo esportivo terá de se render ao futebol de resultados, mas com aquele toque mágico e aquela alegria que só os artistas da bola sabem exibir aos amantes do esporte.
O futebol que a Espanha apresentou, principalmente a partir das oitavas de final contra o Chile, quando venceu o seu "complexo de cachorro vira-latas" (como diria Nelson Rodrigues) nas copas do mundo foi avassalador. Contra a Alemanha mostrou que veio para ganhar a copa e contra a Holanda não se atemorizou com os grandalhões "porradeiros" da Holanda e impôs-se como verdadeira campeã.
A Holanda poderia ter ganhado o jogo e a copa, é um time que ao seu estilo sabe jogar, mas seria um tremendo malefício para o futebol. A seleção brasileira ao perder para os holandeses só mostrou o quão frágil era o seu time.
Em tempos atrás, sem a influência malsã desse factóide que Don Ricardo Teixeira inventou para ser técnico da seleção, o futebol brasileiro estaria disputando a final com a Espanha. E vou dizer mais! Só se estivesse com uma equipe digna dos melhores tempos de nosso futebol o Brasil poderia fazer frente a essa equipe espanhola. Perderia o jogo também.
Hoje, nenhuma seleção na face do planeta Terra venceria os espanhóis. Eles mostraram o que é ter uma equipe jogando em campo e com toda a dedicação e garra que só os vencedores e os campeões ostentam.
Parabéns à Espanha e parabéns ao futebol do planeta Terra. Minha reverência (e acho que estou em sintonia com todos os amantes do futebol) à seleção espanhola. A Fúria, “La Roja” ou como queiram chamá-la é a campeã do mundo com todos os méritos.

SUA ATENÇÃO POR FAVOR: Após ter este post e as imagens sensacionais abaixo clique no link a seguir para ver as imagens das comemorações nas ruas espanholas. Uma loucura total.

"LA ROJA" É A CAMPEÃ DO MUNDO. LOUCURA NAS RUAS DA ESPANHA E DO MUNDO ESPANHOL.



Um comentário:

  1. O Post é de se emocionar!

    Uma vitória merecida! Pois desta vez eles foram os "melhores". Dando referência as suas próprias palavras...

    "Eles mostraram o que é ter uma equipe jogando em campo e com toda a dedicação e garra que só os vencedores e os campeões ostentam."

    Assim se encara os medos e vive-se os sonhos!

    (Não poderia deixar de comentar ^^)

    Mariana

    ResponderExcluir

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.