30 DE ABRIL DE 2025 8 ||| 4ª FEIRA ||| DIA NACIONAL DA MULHER ||| A DENGUE É UMA REALIDADE. NÃO DEIXE O MOSQUITO NOS VENCER. NÃO LHE DÊ ABRIGO. |||

Bem vindo

Bem vindo

O Dia Nacional da Mulher é celebrado anualmente em 30 de abril no Brasil. Esta data foi criada para reforçar o desenvolvimento e reeducação social sobre os direitos que as mulheres devem ter na sociedade. Isso porque, ao longo dos anos, as mulheres enfrentaram muitas restrições nas diversas sociedades predominantemente machistas e patriarcais. Assim como o Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, o Dia Nacional da Mulher também lembra a luta das mulheres na conquista de seus direitos. Infelizmente, o Dia Nacional da Mulher não é devidamente difundido no país. A data acaba por ser ofuscada pelo Dia Internacional da Mulher que, nos últimos anos, desviou-se do seu caráter político e passou a ser visto como mais uma data comercial. O combate ao sexismo, à misoginia e a todos os outros tipos de discriminações contra o gênero feminino é o alvo central dos debates que ocorrem neste dia.


Marco Túlio Cícero (em latim: Marcus Tullius Cícero, (106 – 43 a.C.) foi um advogado, político, escritor, orador e filósofo da gens Túlia da República Romana eleito cônsul em 63 a.C. com Caio Antônio Híbrida. Era filho de Cícero, o Velho, com Élvia e pai de Cícero, o Jovem, cônsul em 30 a.C., e de Túlia. Cícero nasceu numa rica família municipal de Roma de ordem equestre e foi um dos maiores oradores e escritores em prosa da Roma Antiga.

sábado, 6 de junho de 2009

Diego Velásquez nasceu neste dia (6 de junho) em 1599. Conheça um pouco da arte deste gênio da pintura universal.

Archivo:Diego Velázquez Autorretrato 45 x 38 cm - Colección Real Academia de Bellas Artes de San Carlos - Museo de Bellas Artes de Valencia.jpg
Autorretrato de Velázquez (1650), Museo de Bellas Artes de Valencia

No dia 6 de junho de 1599 nascia Diego Velasquez.
Ele foi, um dos mais magníficos (insisto no pleonasmo) pintores de todas as épocas. É o meu preferido disparado entre os pintores históricos que admiro. Quando passei por Madrid, anos atrás, fiz questão de ir ao Museu do Prado com a motivação única de conhecer os seus quadros, ai incluido o mais famoso de todos, que inicia lista que reproduzo abaixo.

http://www.ibiblio.org/wm/paint/auth/velazquez/velazquez.meninas.jpg

La Familia de Felipe IV, 1656 (Las Meninas)




LAS HILANDERAS OU "LA FABULA DE ARACNE"- 1657/Madrid - Diego Velazquez, 1644-1648

http://www.the-athenaeum.org/art/display_image.php?id=21145
Diego Velásquez, Los Borrachos, 1629




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.