Sejam muito bem-vindos ao blog da Oficina de Gerência. Aqui vão encontrar temas variados com artigos sobre Atualidades, Diversidades, Campanhas Sociais, Comportamentos, Comentários, Imagens, Vídeos, Opiniões, História, Dicas de Saúde, Dicas de Português, Artes.
O blog irá completar 18 anos de existência (desde agosto/2007), alcançando 2.172.337 visitas e 4.333.800 visualizações. Navegue, também, pelo conteúdo da nossa barra lateral com links e vídeos de seções especiais e informativas.
30 DE ABRIL DE 2025 8 ||| 4ª FEIRA ||| DIA NACIONAL DA MULHER ||| A DENGUE É UMA REALIDADE. NÃO DEIXE O MOSQUITO NOS VENCER. NÃO LHE DÊ ABRIGO. |||
Bem vindo
O Dia Nacional da Mulher é celebrado anualmente em 30 de abril no Brasil. Esta data foi criada para reforçar o desenvolvimento e reeducação social sobre os direitos que as mulheres devem ter na sociedade. Isso porque, ao longo dos anos, as mulheres enfrentaram muitas restrições nas diversas sociedades predominantemente machistas e patriarcais. Assim como o Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, o Dia Nacional da Mulher também lembra a luta das mulheres na conquista de seus direitos. Infelizmente, o Dia Nacional da Mulher não é devidamente difundido no país. A data acaba por ser ofuscada pelo Dia Internacional da Mulher que, nos últimos anos, desviou-se do seu caráter político e passou a ser visto como mais uma data comercial. O combate ao sexismo, à misoginia e a todos os outros tipos de discriminações contra o gênero feminino é o alvo central dos debates que ocorrem neste dia.
Marco Túlio Cícero (em latim: Marcus Tullius Cícero, (106 – 43 a.C.) foi um advogado, político, escritor, orador e filósofo da gens Túlia da República Romana eleito cônsul em 63 a.C. com Caio Antônio Híbrida. Era filho de Cícero, o Velho, com Élvia e pai de Cícero, o Jovem, cônsul em 30 a.C., e de Túlia. Cícero nasceu numa rica família municipal de Roma de ordem equestre e foi um dos maiores oradores e escritores em prosa da Roma Antiga.
terça-feira, 18 de outubro de 2011
Conheça a História - 1ª Guerra Mundial
É com muita alegria que retomo as postagens da série "Minuto do Século" interrompida tempos atrás aqui na Oficina de Gerência. São diversos vídeos que já publiquei no blog sempre com muita aceitação por parte dos internautas.
Entre aquelas já postadas (clique aqui) estão assuntos como: "Martin Luther King", "Ataque a Pearl Harbour", "Lawrence das Arábias" e "Guerra Civil Espanhola".
Além dos vídeos - uma sensacional coleção que a revista “Caras” distribuiu aos assinantes há alguns anos - coloco algumas imagens referentes ao tema, publico textos e recomendo links para quem se interessar em prosseguir lendo sobre a matéria. Esta série é uma daquelas que me dá mais prazer em produzir. Seja porque os vídeos têm uma excepcional qualidade e principalmente porque em simples um minuto conseguem passar um arco de informações que deixa o espectador informado e principalmente curioso para saber mais sobre os principais aspectos do tema abordado.
Abaixo, além do vídeo, estão imagens e fotografias sobre a 1a. Guerra Mundial. Vale a pena assisti-lo.
(clique sobre a imagem e leia, na Wikipédia, sobre a 1ª Guerra Mundial)
A Primeira Grande Guerra
No dia 10 de agosto de 1914, a França declarou guerra ao Império Austro-Húngaro dando início a Guerra.
O vídeo abaixo é parte da série "O Minuto do Século" que foi produzida pela revista "Caras" e distribuída há alguns anos. Consegui retira-los do CD-ROM que acompanhava a revista e os estou publicando no blog sob o título "Minuto do Século". (Clique no link para ver os posts anteriores da mesma série)..
[...] "O período anterior à Guerra foi caracterizado por uma grande disputa política e por intensa corrida armamentista. As grandes potências imperialistas européias se envolviam em conflitos pelo controle das matérias-primas e dos mercados mundiais, principalmente sobre territórios Afro-asiáticos. O neocolonialismo, também denominado como “a partilha afro-asiática” foi um processo desigual, que implicou no predomínio de ingleses e franceses sobre as novas áreas conquistadas.O nacionalismo, que havia se fortalecido ao longo do século XIX, foi um dos fatores utilizados pelas nações européias junto as suas populações, aguçando o sentimento de superioridade. Os principais movimentos nacionalistas que se desenvolveram na Europa no início do século XX e que estão relacionados a I Guerra Mundial foram o pan-eslavismo, o pangermanismo e o revanchismo francês." [...] (Para ler o texto na íntegra clique no logotipo da HistóriaNet abaixo).
Valioso amigo Herbert, Também gosto muito de ler e conhecer sobre história e especialmente sobre os conflitos, como guerras. Acho fascinante o lado estratégico das batalhas. Sem palavras para agradecer a homenagem ao gatoguga pela imagem alusiva ao meu Tricolor do Arruda, que não demora e estará derrotando o meu tricolor no Morumbi. Pena que a virtualidade impeça de conhecer pessoalmente uma pessoa única, como é você. Abraço
Valioso amigo Herbert,
ResponderExcluirTambém gosto muito de ler e conhecer sobre história e especialmente sobre os conflitos, como guerras. Acho fascinante o lado estratégico das batalhas.
Sem palavras para agradecer a homenagem ao gatoguga pela imagem alusiva ao meu Tricolor do Arruda, que não demora e estará derrotando o meu tricolor no Morumbi.
Pena que a virtualidade impeça de conhecer pessoalmente uma pessoa única, como é você.
Abraço