30 DE ABRIL DE 2025 8 ||| 4ª FEIRA ||| DIA NACIONAL DA MULHER ||| A DENGUE É UMA REALIDADE. NÃO DEIXE O MOSQUITO NOS VENCER. NÃO LHE DÊ ABRIGO. |||

Bem vindo

Bem vindo

O Dia Nacional da Mulher é celebrado anualmente em 30 de abril no Brasil. Esta data foi criada para reforçar o desenvolvimento e reeducação social sobre os direitos que as mulheres devem ter na sociedade. Isso porque, ao longo dos anos, as mulheres enfrentaram muitas restrições nas diversas sociedades predominantemente machistas e patriarcais. Assim como o Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, o Dia Nacional da Mulher também lembra a luta das mulheres na conquista de seus direitos. Infelizmente, o Dia Nacional da Mulher não é devidamente difundido no país. A data acaba por ser ofuscada pelo Dia Internacional da Mulher que, nos últimos anos, desviou-se do seu caráter político e passou a ser visto como mais uma data comercial. O combate ao sexismo, à misoginia e a todos os outros tipos de discriminações contra o gênero feminino é o alvo central dos debates que ocorrem neste dia.


Marco Túlio Cícero (em latim: Marcus Tullius Cícero, (106 – 43 a.C.) foi um advogado, político, escritor, orador e filósofo da gens Túlia da República Romana eleito cônsul em 63 a.C. com Caio Antônio Híbrida. Era filho de Cícero, o Velho, com Élvia e pai de Cícero, o Jovem, cônsul em 30 a.C., e de Túlia. Cícero nasceu numa rica família municipal de Roma de ordem equestre e foi um dos maiores oradores e escritores em prosa da Roma Antiga.

domingo, 18 de maio de 2008

Dicas para Falar em Público (7)

Vamos dar continuidade à série "Falar em Público - Segredos e e Estratégias", apresentado pelo Professor Rodrigo Cardoso? Vamos, neste posto para a apresentação do terceiro vídeo do segundo volume. Veja os anteriores clicando no link Falar em Público .
Nesta segunda parte do treinamento o apresentador se comprometeu a abordar os seguintes itens:
. "Os quatro passos fundamentais para uma apresentação nota 10",
. "Dicas valiosas de como utilizar a linguagem corporal a seu favor,
. "Soluções para contornar o branco durante apresentações e
. "Táticas imbatíveis de rapport e mapas mentais".
Após o vídeo coloquei o trecho inicial de um ótimo artigo intitulado "Quem tem medo de falar em público?" do jornalista Joaquim Maria Botelho que Mas antes, como de costume apresento, como "entrada" uma belíssima matéria que consegui "pescar" na internet, no site da Revista Você (veja link na barra lateral).
.
.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
"Quem tem medo de falar em público?
(Por Joaquim Maria Botelho*)

Não há como escapar. Ainda que você tenha dor de barriga, sue frio, gagueje, engasgue, a carreira de um executivo exige que às vezes ele faça uma apresentação pública. Pode ser numa grande reunião de representantes, numa convenção, num seminário, na venda de um produto especial para um cliente importante. Um dia, cedo ou tarde, você se verá de frente para uma platéia.
Em uma de nossas pesquisas, realizadas junto a 643 executivos de vários cargos em empresas de diversos portes, o medo de falar em público aparece apenas em quinto lugar (com 4,9%) dentre os maiores temores dos executivos. Em primeiro lugar estava o desemprego, com 70,7%, em segundo a politicagem da empresa, com 28,6%, em terceiro ter que demitir funcionários (11%), e em quarto trabalhar sem registro em carteira profissional. No entanto, a necessidade de dirigir-se a uma platéia é uma coisa perturbadora para muita gente.
Fantasmas
A reação da platéia é o que mais perturba durante uma apresentação. O ideal seria que todos os presentes ficassem bem quietinhos e atentos para o que você vai dizer. Mas não! Sempre tem um que tosse, o outro que boceja, outro que cochicha sem parar com o vizinho do lado (será que ele está falando mal da minha apresentação?). Há aquele que se levanta no meio da palestra e sai (está fugindo da minha apresentação, quem sabe ofendido por alguma coisa que eu disse?).
Para muitas pessoas, fazer uma apresentação é um tormento. Alguns executivos entrevistados pela nossa equipe confessam que têm mais medo de enfrentar uma platéia do que da morte. Não é exagero. Para muitas pessoas, falar em público é quase impossível. Você se enquadra nessa categoria? Então acompanhe algumas dicas. Podem ser úteis para o futuro." [...].(
leia o artigo na íntegra clicando
aqui)
*Joaquim Maria Botelho é jornalista, especializado em Jornalismo Internacional e Fotojornalismo pela Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos. Atualmente é Gerente de Comunicação do Grupo Catho.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
.
Ao lado está a imagem da identidade visual do site do Professor Rodrigo Cardoso. No site (clique sobre a imagem) você terá todas as informações sobre o apresentador do vídeo
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Um comentário:

  1. Olá Hebert! Estou em Brasilia desde quinta e fico até domingo, se possível gostaria de conhecê-lo! Qq coisa passa seu cel no meu e-mail nicholasgimenes@gmail.com, o meu cel é 19 9259-2036, ai se der a gente combina! abraços

    ResponderExcluir

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.