23 DE ABRIL DE 2024 – 3ª FEIRA - DIA DE SÃO JORGE E DO ESCOTEIRO DO BRASIL


Clique neste link : https://www.childfundbrasil.org.br/

FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

quinta-feira, 22 de abril de 2021

Fuja do Stress; Importante não é Urgente.





Não vou aqui, ter a veleidade de escrever um artigo sobre estresse no sentido amplo do que ele representa na atividade humana. Se consultarmos o termo no Google  vamos encontrar 16.500.000 resultados, logo.... 

O meu propósito  é colocar o estresse no contexto da Oficina de Gerência e dar oportunidade, aos leitores,  de conhecer um pouco mais desse "vírus" que faz parte da condição humana  seja no ambiente do trabalho ou fora dele. Vamos lá?

 Está na Wikipédia: "Estresse (português brasileiro) ou stresse (português europeu) pode ser definido como:
  • (a) a soma de respostas físicas e mentais causadas por determinados estímulos externos (estressores) e que permitem ao indivíduo (humano ou animal) superar determinadas exigências do meio ambiente e 
  • (b) o desgaste físico e mental causado por esse processo."
No site Saúde e Vida On Line está lá escrito:

O que é o Estresse?

"O "ESTRESSE" é o resultado de uma reação que o nosso organismo tem quando estimulado por fatores externos desfavoráveis. A primeira coisa que acontece com o nosso organismo nestas circunstâncias é uma descarga de adrenalina no nosso organismo, e os órgãos que mais sentem são o aparelho circulatório e o respiratório.

No aparelho circulatório a adrenalina promove a aceleração dos batimentos cardíacos (taquicardia) e uma diminuição do tamanho dos vasos sanguíneos periféricos. Assim, o sangue circula mais rapidamente para uma melhor oxigenação, principalmente, dos músculos e do cérebro já que ficou pouco sangue na periferia, o que também diminui sangramentos em caso de ferimentos superficiais.

No aparelho respiratório, a adrenalina promove a dilatação dos brônquios(broncodilatação) e induz o aumento dos movimentos respiratórios (taquipneia) para que haja maior captação de oxigênio, que vai ser mais rapidamente transportado pelo sistema circulatório, também devidamente preparado pela adrenalina.

Quando o perigo passa, o nosso organismo para com a superprodução de adrenalina e tudo volta ao normal. No mundo de hoje as situações não são tão simples assim e o perigo e a agressão estão sempre nos rodeando. Por isso a reação do organismo frente ao stress é de taquicardia, palidez, sudorese e respiração ofegante. Pode haver também um descontrole da pressão arterial e provocar um aumento da pressão à níveis bem altos, mas não significa que a pessoa seja hipertensa."






Ou seja, todo mundo sabe o que é estresse e o que é "estar estressado(a)". E por que cargas d'água não conseguimos nos livrar dele? Sabemos o mal que ele nos causa; sabemos como é que o "adquirimos"; sabemos o que fazer para nos livrarmos dele ou pelo menos administrá-lo, mas não fazemos nada disso. Pelo menos a maioria de nós habitantes do planeta Terra não faz. Confesso que me incluo a contragosto nesta "multidão".

Pois bem, deparei-me com um belo artigo do palestrante e especialista em administração de tempo Christian Barbosa. Muito bem escrito e com boas colocações o artigo tem o dom de resumir e indicar saídas para amenizarmos o estresse do dia a dia. Eu gostei muito e por isto quero compartilhá-lo com vocês.

Ao final coloquei um vídeo que copiei do site Você Com Mais Tempo  (da revista Você S.A.) que é um dos mais interessantes e completos que hei visto nos últimos tempos. Vale a pena clicar e navegar por ele. Assista ao vídeo e conheça a diferença entre importância e urgência. Parece incrível, mas muita gente não sabe diferenciar as duas coisas. Saia dessa "turma" assistindo o vídeo.





Fuja do Estresse Diário



Todo mundo reclama que não tem tempo para nada, nem para cuidar de si mesmo, mas o corpo é extremamente sábio e quando ele quer, manda uma doença que faz você ficar de cama e ter tempo para você; nesse momento descobrimos que nem todas aquelas urgências eram tão urgentes assim, que boa parte da correria era apenas a nossa própria ansiedade querendo fazer acontecer.

Uma pesquisa realizada pelo laboratório paulista Fleury, com cerca de 2,7 mil funcionários, revela que o estresse, a obesidade e o sedentarismo são fatores que não só afetam a qualidade de vida das pessoas como interferem diretamente na produtividade delas no trabalho.

O estudo apontou que 11,7% dos entrevistados faltaram ao trabalho pelo menos um dia durante o período de três meses e 6,8% deles estiveram ausentes por quatro ou mais dias no emprego. “Esse índice de afastamento está ligado ao nível de estresse do profissional”, afirma Marcos Bosi Ferraz, coordenador do núcleo de pesquisa aplicada do Fleury. “Aqueles que apresentam estresse mais elevado, sem dúvida, acabam ficando mais tempo fora da empresa. Mesmo quem tem nível de estresse moderado possui o dobro de probabilidade de faltar em relação aos não estressados.” Uma amostragem com 600 pessoas, revelou que os problemas ligados ao trabalho (42,7%) são a principal causa de estresse, seguida dos financeiros (36,3%) e dos familiares (30,3%).

O pior desse cenário é que o trabalho não precisava ser tão estressante assim se adotássemos algumas pequenas dicas de produtividade diária. A principal delas é colocar momentos importantes pessoais durante nossa rotina de trabalho, como por exemplo, um almoço com a família e os filhos em um dia da semana, uma saída alguns minutos mais cedo para ir ao cinema com a esposa, um passeio no parque com o namorado, etc. Quando colocamos atividades com “sentido” em nosso dia a dia reduzimos a nossa sensação de estresse e começamos a ter mais prazer.

Outra dica é agir para reduzir as urgências criando atividades de prevenção, como por exemplo, analisar diariamente suas atividades para os próximos três dias e criar tarefas que evitem que algo se transforme em uma urgência. Anote a atividade e execute-a enquanto ela ainda é importante, e não está na esfera das urgências.

Evite acumular suas férias, e sempre que possível tire férias ao longo do ano, em períodos de 5 dias (que acabam se transformando em 9 dias com os sábados e domingos). Aproveite esses momentos para relaxar e recarregar as energias, esquecendo um pouco das tensões diárias.

É possível viver com menos estresse e mais qualidade de vida, é uma escolha consciente que você pode fazer ao invés de se tornar um refém das circunstancias e do estresse!
O autor do artigo, Christian Barbosa, é especialista em gestão do tempo e produtividade pessoal. Diretor da Tríade do Tempo, autor do Livro "A Tríade do Tempo" - Editora Campus. 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.