30 de set de 2017

A "Fórmula da Liderança"

Resultado de imagem para chefia é mérito, liderança é conquista

Nos meus muitos anos de trabalho como executivo há uma preocupação permanente e natural com o conceito de liderança entre os “habitantes da selva corporativa”.
A questão da liderança é fonte de estudos, debates, pesquisas e análises desde o início dos tempos, quando os homens necessitaram ser comandados por outros homens.
Entretanto, se cem profissionais forem ouvidos em pesquisa, cada um deles irá definir e defender o seu próprio conceito de liderança.
E é assim mesmo!
Essa busca incessante e eterna para decifrar o mistério da liderança é que faz do líder um personagem mágico, inexplicável, mítico, desejado e precioso na sociedade; principalmente para as corporações.
Desde início da carreira como gestor -  e lá se vão mais 46 anos – dediquei-me a entender o “funcionamento da liderança”. Li e leio ainda tudo que posso sobre o tema. Continuo aprendendo... e desaprendendo. 

Resultado de imagem para chefia é mérito, liderança é conquista

Como base, gosto da definição abaixo sobre o processo da liderança:

·        (...) “o líder diferencia-se do chefe, que é aquela pessoa encarregada por uma tarefa ou atividade de uma organização e que, para tal, comanda um grupo de pessoas, tendo autoridade de mandar e exigir obediência. Para os gestores atuais, são necessárias não só as competências do chefe, mas principalmente as do líder” (...) (wikipedia)

Dentre as boas coisas que “descobri” - com minhas  pesquisas (amadoras) – foi um conceito (infelizmente não conheço a autoria) tomado por empréstimo da matemática, que alinhou a liderança - que é uma noção, concepção ou uma  abstração - com a uma relação matemática conhecida como “Função”. O que fiz foi expandi-lo de acordo com meu entendimento e experiência.
A representação da ideia criou a “expressão “matemática” L = f (x, y, z) onde L representa o “o estilo ou atitude da liderança” e que se lê: "Liderança é uma função de três variáveis".  Direcionado para as funções que são variáveis da liderança: o próprio Líder, o Grupo de liderados e a Situação que exige a liderança, vamos expressa-la seguinte expressão:


Podemos enunciar assim: L = f (s, g, l) onde:
·        "L" é o resultado da função liderança no sentido da obtenção do sucesso que se apresenta como função de  
·        "s" (situação ou circunstância que cerca o líder), de 
·        "g" (pessoas que formam a estrutura operacional do setor sob o comando do líder) e de 
·        "l" (o próprio líder, sua personalidade, conduta, experiência, valores, comportamento...).

Faço aqui uma provocação aos leitores para refletir acerca das múltiplas variações que podemos desenvolver a partir da "fórmula" acima apresentada. Por ora, deixo um exemplo de aplicação da fórmula:

Explorem os cases: 

1.   Porque líderes bem-sucedidos em setores das suas empresas são promovidos e não conseguem repetir o desempenho na nova função? Como fazer para corrigir, previamente, uma situação digamos... inexplicável como essa? 

2.    Ou ainda, um gerente de sucesso em uma determinada empresa é contratado por uma concorrente digamos, de maior porte para exercer uma função similar e não consegue atingir o resultado esperado?
A resposta pode ser explicada pela "fórmula da liderança".

É um excepcional exercício que recomendo para se entender a liderança como processo pessoal de crescimento gerencial. O que posso testemunhar é que consegui excepcionais resultados aplicando-a. 
Para complementar, permitam que coloque uma expressão que utilizo muito que:

·        Chefia é mérito, liderança é conquista.

Resultado de imagem para chefia é mérito, liderança é conquista


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blogs que me encantam!


..saia justa......† Trilha do Medo ♪....Blogueiros na Web - Ensinando o Sucesso no Blogger e Wordpress!..Emprego Virtual..Blog Ebooks Grátis....http://3.bp.blogspot.com/_vsVXJhAtvc8/ShLcueg5n2I/AAAAAAAACqo/sOQqVTcnVrc/S1600-R/blog.jpg..http://lh6.ggpht.com/_vc1VEWPuSmU/TN8mZZDF9tI/AAAAAAAAIJY/GWQU-iIvToI/banner-1.jpg....Divulgar textos | Publicar artigo....tirinhas do Zé........

Estatística deste blog: Comentários em Postagens Widget by Mundo Blogger

Safernet



FinderFox

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin