25 de jan de 2014

Joel Barker em Visão do Futuro (audio em espanhol). Imperdível!!!


[Publiquei esse post originalmente em 19/12/2010 e atualizo-o sempre em função de dois fatores: o primeiro é que é um dos meus favoritos dentre os mais de 2.500 que já publiquei no blog. O segundo fator é devido ao alto numero de acessos ao post e aos pedidos frequentes dos leitores]

Não tenho o menor receio de colocar o carimbo de "espetacular" nesse post. Os pensamentos  e as teorias de Joel Barker me ajudaram muito na vida pessoal e profissional. Quem é ele? Para os que não o conhecem leiam o resumo abaixo.
.
[...] Joel Barker é um pesquisador independente e futurista. Porque ele foi o primeiro a popularizar o conceito de mudanças de paradigma, ele é conhecido mundialmente como o "Homem de paradigma". A maioria de nós sabe Joel Barker de seus programas de formação extraordinária sobre o futuro. Eles foram traduzidos para 14 línguas e foram best-sellers internacionais para mais de uma década. Além disso, Joel Barker tem trabalhado com várias organizações em todo o mundo, assim como com nações como Cingapura, Venezuela, Canadá e Peru. [...] (texto copiado do site Star Thrower)
.
Foi por meio dele o meu acesso aos conceitos dos Paradigmas e da Visão de Futuro que passei a estudar no inicio dos anos 80 e 90 e aplicar até os dias de hoje. Considero que grande parte do que posso considerar como sucesso em minha carreira pode ser debitado a essa aplicação. Curioso que o  seu nome não seja tão popular nos sites de buscas como Google e Wikipédia. Para saber um pouco mais sobre Joel Barker (quem se interessar) fui direto no seu site oficial e traduzi a introdução que lá está para coloca-la no final post .

http://www.trainingabc.com/files/t_16208.jpg
São clássicas as frases de Barker:
  • “Uma visão sem ação não passa de um sonho. Ação sem visão é só um passatempo. Mas uma visão com ação pode mudar o mundo”.
  • "Um líder é alguém a quem segues a um lugar aonde não irias por tu mesmo"
  • "Aqueles que dizem que algo não pode ser feito deveriam sair do caminho daqueles que estão fazendo."
Consegui "achar" no YouTube uma sequência  completa de três vídeos em que Barker apresenta seus conceitos sobre a Visão do Futuro. Eu os acho espetaculares. Pena que estejam em espanhol, pois não há nenhum deles, completo, que esteja dublado em português ou com legendas. 
Lamentável para quem pesquisa esses assuntos e não domina o idioma inglês (ainda estamos muito atrasados em relação aos povos de língua espanhola em situações como essa).  Acho, entretanto, que vale a pena o esforço visto que o espanhol do vídeo está muito compreensível e o conteúdo é inestimável. 
Insisto com os leitores para que assistam a todos os vídeos. Há um aprendizado imperdível em seus conteúdos. Não percam a oportunidade. 
  •  





Arrows gif fileNo conteúdo do vídeo abaixo está a famosa história do "Lançador de Estrelas" (que está inserida no contexto do terceiro vídeo (acima). Destaquei-o por ser um dos mais famosos de todos os vídeos de Joel Barker porque traz uma linda mensagem inspirada pela filosofia do escritor e poeta Loren Eiseley. Quem desejar assisti-lo isoladamente fique à vontade.
.
Este é um vídeo dificil de encontrar no YouTube.
Se quiser assistir o vídeo no site original clique aqui 
O áudio está em inglês, mas a tradução pode ser lida logo abaixo
  •  
http://www.starthrower.com/Images/star_fish_beach4.jpg  "Há uma história que eu queria contar a vocês. Ela foi inspirada nas obras de Lorenh Isley. Isley era uma pessoa muito especial porque combinava o melhor de duas culturas. Ele era cientista e poeta. E dessas duas perspectivas ele escreveu obras profundas e atraentes sobre o nosso mundo e nosso papel nele.
 
     Era uma vez, um homem muito sábio que costumava ir à praia para escrever. Ele tinha o costume de caminhar pela praia antes de começar a trabalhar. Um dia ele estava passeando pela areia. Ao olhar mais adiante ele viu um vulto humano que parecia estar dançando. Ele sorriu ao pensar em alguém que dançasse o dia todo. Então, ele apertou o passo para alcançá-lo.  Quando chegou mais perto viu que se tratava de um rapaz, e que o rapaz não estava dançando mas estava se abaixando, pegando algo na areia e cuidadosamente atirando ao oceano. Quando chegou mais perto ele gritou:
- Bom dia, o que você está fazendo?
     O jovem parou, olhou para ele e respondeu:
- Jogando estrelas-do-mar no oceano. Eu acho que devia ter perguntado porque está jogando estrelas-do-mar no oceano. O sol está à pino e a maré está baixando. Se eu não as jogar lá elas vão morrer.
- Mas meu caro, você não percebe que há milhas e milhas de praia e estrelas-do-mar em todas elas? É impossível fazer alguma diferença.
     O jovem escutou atentamente. Então, se curvou, pegou uma estrela-do-mar e a jogou no mar para lá da arrebentação e disse:
- Fez diferença para essa aí.
     Sua resposta surpreendeu o homem; ele ficou confuso, não sabia o que responder. E assim, ele virou às costas e voltou para casa para começar a escrever. O dia inteiro, enquanto escrevia, a imagem daquele rapaz ficou em sua mente. Ele tentou ignorá-la mas a visão persistia. Finalmente, ao cair da noite, ele percebeu que, ele, o cientista; ele, o poeta, havia deixado passar a natureza básica da atividade do jovem. Foi quando ele percebeu que o que o jovem fazia era uma opção por não apenas ser um observador no universo e vê-lo passar, pois ele optara por agir no universo e fazer alguma diferença. Ele ficou envergonhado. E naquela noite foi se deitar preocupado. Ao raiar da manhã acordou sabendo que devia fazer alguma coisa. Então, se levantou, vestiu suas roupas, foi à praia e encontrou o jovem. E junto com ele passou toda a manhã jogando estrelas-do-mar no oceano.
     Percebem, o que os atos daquele jovem representa? É uma coisa muito especial em cada um de nós. Todos nós fomos dotados da capacidade de fazer alguma diferença, e se pudermos, como aquele rapaz, nos conscientizarmos dessem dom, conquistaremos, através da força de nossas visões, o poder de moldar o futuro. E este é o desafio de vocês, também o meu desafio. Cada um precisa achar a sua estrela-do-mar. E se jogarmos nossas estrelas sabiamente e bem, não tenho dúvida de que o século vinte e um será um lugar maravilhoso."


animated gif[Tradução do site oficial de Joel Barker]  
"Joel Barker foi o primeiro a popularizar o conceito de mudanças de paradigma para o mundo corporativo. Ele começou seu trabalho em 1975, após passar um ano na reunião de companheirismo e trabalho com pensadores visionários na América do Norte e Europa.
Ele descobriu que o conceito de paradigmas, que na época foi seqüestrado no debate científico, poderia explicar a mudança revolucionária em todas as áreas da atividade humana. Em 1985, ele havia construído o caso e as empresas e as nações procuravam seus conselhos.
Em 1980, além de seu trabalho sobre os paradigmas, ele começou a se concentrar em um segundo componente crucial para as organizações e os indivíduos: a importância da visão.
Em 1986, ele lançou seu primeiro vídeo, Descobrindo o Futuro: O Negócio de paradigmas. Em 1988, foi o melhor vídeo do negócio de venda da história. Em 2001, ele atualizou esse filme para incluir exemplos contemporânea e uma versão abreviada. Foi traduzido para 16 línguas e continua a influenciar pessoas em todo o mundo.
Em 1990, ele lançou seu segundo vídeo, O Poder da Visão. Isto tornou-se best seller de segundo e também foi traduzido para mais de uma dezena de línguas.
Seu livro sobre paradigmas, Future Edge, publicado em 1992, foi listado como um dos livros de negócios mais influentes do ano pela prestigiada Library Journal. Ela tem sido usada por mais de uma década.
Joel Barker tem trabalhado com organizações, tanto para o lucro e não para o lucro, em todo o mundo, assim como com nações como Cingapura, Venezuela, Canadá, México e Peru.
Suas honras incluem um doutorado honorário em Liderança Visionária de St. Mary's University e do Prêmio Excelência em Educação dado a ele pela associação de educação internacional, Pi Lambda Theta para sua parte em apoiar a inovação educacional.
Ex-diretor do Departamento de Estudos Futuros do Museu de Ciência de Minnesota 1974-1978, ele falou para mais de 1 milhão de pessoas em todo o mundo e seus filmes foram vistos por mais de 250 milhões de pessoas ao redor do mundo.
Seu mais duas frases citadas:
"Você pode e deve moldar o seu próprio futuro; Porque se não alguém certamente"
E para os líderes,
"Ninguém será obrigado a cuidar do presente, se você tem negligenciado o futuro."

5 comentários:

  1. Olá! Os vídeos não estão mais disponíveis. Você sabe como posso ter acesso a eles?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Clailton, atualizei o post e coloquei nele diversos links onde você poderá acessá-lo. No YouTube ele pode ser encontrado em vários enedereços. No terceiro vídeo do post, Vision 03, a história do Lançador de Estrelas é a parte final da palestra de Joel Barker. Foi dai a origem da história isolada que se transformou no maior sucesso dele. Grato pela visita e volte sempre.

      Excluir
  2. OBRIGADO MUITO LEGAL A SUA COLOCAÇÃO E ME LEVA A QUERER CONHECER MAIS ESTE GRANDE HOMEM

    ResponderExcluir
  3. OBRIGADO MUITO LEGAL A SUA COLOCAÇÃO E ME LEVA A QUERER CONHECER MAIS ESTE GRANDE HOMEM

    ResponderExcluir

Blogs que me encantam!


..saia justa......† Trilha do Medo ♪....Blogueiros na Web - Ensinando o Sucesso no Blogger e Wordpress!..Emprego Virtual..Blog Ebooks Grátis....http://3.bp.blogspot.com/_vsVXJhAtvc8/ShLcueg5n2I/AAAAAAAACqo/sOQqVTcnVrc/S1600-R/blog.jpg..http://lh6.ggpht.com/_vc1VEWPuSmU/TN8mZZDF9tI/AAAAAAAAIJY/GWQU-iIvToI/banner-1.jpg....Divulgar textos | Publicar artigo....tirinhas do Zé........

Estatística deste blog: Comentários em Postagens Widget by Mundo Blogger

Safernet



FinderFox

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin