2 de jan de 2013

O Discurso do Cel.Frank Slade na "Baird School" ( Perfume de Mulher).

Existem livros, filmes e fatos que ficam marcados na vida das pessoas, todos nós, de forma indelével. Não há nada que os faça perder-se em nossas memórias. 
Faço essa breve introdução para reapresentar no blog da Oficina de Gerência o famoso discurso do Coronel Frank Slade na Baird School.
Todos ou quase todos os que estiverem lendo esse post devem ter assistido e lembrar-se do premiado filme Perfume de Mulher (1992) onde Al Pacino ganhou o Oscar (1993) como melhor ator representando o Cel. Frank Slade.
Várias passagens do filme ficaram gravadas para a história do cinema e ilustraram centenas de palestras, aulas e reuniões além de inundar os sites de vídeos como YouTube, Daily Motion e Vimeo. Entre elas duas foram os destaques mais evidentes.
A primeira, o tango dançado pelo Cel. Slade (que era um homem cego) em que Al Pacino a transformou em uma das mais emocionantes sequências do cinema; a segunda cena ficou sendo a mais famosa do filme; o discurso que o Cel. Slade fez na Baird School defendendo seu protegido Charlie Simms, vivido pelo ator Chris, que estava prestes a sofrer uma enorme injustiça por parte do diretor da escola.
O texto e a interpretação de Pacino eternizaram a cena e a fizeram um símbolo da defesa pelos direitos dos mais fracos e desprotegidos. Até hoje, passados mais de vinte anos, ainda me emociono quando assisto o Cel. Slade, exaltado e impregnado da ira dos justos dizer frases como “Pior do que ver corpos mutilados, pernas e braços amputados como assisti nas guerras que participei é ver, aqui numa escola de elite dos EUA, a amputação dos espíritos pela punição a um jovem que se recusa a ser um delator”.
Publiquei esse post pela primeira vez em 2008. Ainda não dominava os recursos e as manhas de produzir um blog de qualidade. Por isso trago-o agora, novamente, editado e melhorado, compartilhando-o com meus amigos e leitores.
Principalmente para os jovens dessa geração recomendo que assistam ao vídeo prestando muita atenção nas mensagens que o Cel. Slade passa em defesa do jovem Charlie, dizendo as verdades que ninguém tivera a coragem de dizer cara a cara às autoridades que planejaram uma encenação para  acomodar alunos filhos de ricos doadores da escola sacrificando outro aluno pobre que se recusava a delatar colegas que tinham promovido uma confusão no colégio.
Chega de papo. Assistam ao vídeo, ouçam o discurso eterno do Cel. Slade e emocionem-se novamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blogs que me encantam!


..saia justa......† Trilha do Medo ♪....Blogueiros na Web - Ensinando o Sucesso no Blogger e Wordpress!..Emprego Virtual..Blog Ebooks Grátis....http://3.bp.blogspot.com/_vsVXJhAtvc8/ShLcueg5n2I/AAAAAAAACqo/sOQqVTcnVrc/S1600-R/blog.jpg..http://lh6.ggpht.com/_vc1VEWPuSmU/TN8mZZDF9tI/AAAAAAAAIJY/GWQU-iIvToI/banner-1.jpg....Divulgar textos | Publicar artigo....tirinhas do Zé........

Estatística deste blog: Comentários em Postagens Widget by Mundo Blogger

Safernet



FinderFox

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin