12 de dez de 2011

Eles não "largam o osso". O prazo de validade já venceu e não aceitam que a hora de sair chegou

L
endo as páginas do caderno New York Times que a Folha de São Paulo publica nas segundas feiras sempre encontro artigos que julgo interessantes para os leitores da Oficina de Gerência. Normalmente faço uma primeira seleção e depois passo novo filtro. Normalmente deixo-os guardados para publicação ulterior. 
Surgiu a oportunidade para postar um texto que capturei sob forma de imagem no site da Folha Digital (sou assinante) cujo tema é dos mais atraentes para o blog. O título fala por si só: "Quando é a hora de sair do poder?". O autor é Quentin Hardy um jornalista que nada mais nada menos do que chefe do escritório da revista Forbes no Silicon Valley (Vale do Silício). O cara é super-conceituado com inúmeros artigos publicados na mídia norteamericana pela Forbes.
Hardy aborda nesse artigo a resistência que têm os CEOs das grandes corporações em abandonar a cadeira do numero um quando não estão mais apresentando os resultados que os acionistas esperam dele. Embora o texto seja um tanto específico para a realidade das empresas de tecnologia os conceitos expressados servem para qualquer corporação. Inclusive as de porte menor. 
Aliás, a bem da verdade serve até para as anônimas pessoas físicas que ocupam determinados espaços em suas vidas profissionais e perdem o 'ponto de parada' transformando-se em pesos mortos para os que dependem delas corporativamente. São aqueles que nos corredores das empresas são apontados como "de validade vencida". Todos nós conhecemos alguns colegas que estão nessa turma. 
Passaram do ponto e não conseguem se movimentar para fora das suas posições. Não! Nem pense que são sempre os aposentados que estão nesse quadrado. Conheci muita gente ainda com saldo expressivo de vida produtiva cujo prazo de vencimento havia sido alcançado nas empresas onde trabalhavam e não tinham coragem de pedir o boné. Transformam-se em zumbis de corredores assombrando a todos com suas incompetências e falta de motivação. Um horror!
Na Administração Pública, onde as demissões por baixa produtividade são quase impossíveis essas pessoas se multiplicam pelos corredores e salas das repartições e autarquias dos três poderes, nas áreas federais, estaduais e municipais. E sem exceção! Como dizemos no jargão popular "não largam o osso de jeito nenhum".
Estamos vendo na mídia os exemplos recentes de ministros e assessores dos mais altos escalões que se agarram com todas as forças nas suas cadeiras de poder e só saem de lá quando não tem mais a quem recorrer. Não conseguem perceber o ponto de parada. 
Lembremo-nos também dos grandes atletas, atores, atrizes, personalidades do chamado mundo fashion. Ficam, ficam, vão ficando e lá pelas tantas de suas vidas percebem a realidade. 
Jogadores de futebol famosos então existem às dúzias nessa situação. Exemplos recentes? Ronaldo 'Fenômeno', Romário, Rivaldo, Adriano, Túlio 'Maravilha', Petkovic e muitos outros. Ou ainda se arrastam pelos gramados ou o abandonaram depois de não suportarem mais disputar seus jogos nos níveis exigidos, gordos, vaiados e sem brilho.
É desse assunto que o artigo de Hardy trata. Só que na iniciativa privada onde a necessidade do lucro é predominante a história é outra. Mesmo os grandes CEOs, com milhões de dólares por ano de salários são "varridos" do poder quando não conseguem atingir as metas que atendam aos interesses da corporação. 
Leiam o artigo e saibam como funciona essa engrenagem cruel da retirada do poder de quem fica querendo manter-se colado na cadeira do comandante.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blogs que me encantam!


..saia justa......† Trilha do Medo ♪....Blogueiros na Web - Ensinando o Sucesso no Blogger e Wordpress!..Emprego Virtual..Blog Ebooks Grátis....http://3.bp.blogspot.com/_vsVXJhAtvc8/ShLcueg5n2I/AAAAAAAACqo/sOQqVTcnVrc/S1600-R/blog.jpg..http://lh6.ggpht.com/_vc1VEWPuSmU/TN8mZZDF9tI/AAAAAAAAIJY/GWQU-iIvToI/banner-1.jpg....Divulgar textos | Publicar artigo....tirinhas do Zé........

Estatística deste blog: Comentários em Postagens Widget by Mundo Blogger

Safernet



FinderFox

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin