28 de jan de 2011

Paradoxo de Hawking. Imperdível.


Encontro essa série de vídeos no YouTube que nos informa sobre o famoso "Paradoxo de Hawking" (a explicação sobre esse evento cientifico está no texto abaixo que reproduzo a partir do site Duvido que infelizmente saiu do ar).
O melhor dos vídeos é o conjunto de informações sobre essa legenda que é Stephen Hawking e muitos, muitos conceitos sobre como ele desenvolveu seus estudos sobre os buracos negros e o surgimento do famoso paradoxo que durou trinta anos de debates e discussões entre as maiores personalidades do mundo cientifico ligados à fisica e à cosmologia.
Não seja por outra motivação recomendo que assista aos vídeos. Todos eles. Tenho certeza de que você sairá maior do que quando se decidiu a clicar no play de cada um. Experimente e depois me diga se estou certo.
 

http://img5.imageshack.us/img5/6207/bbchawkingposter.jpgPor muito tempo Stephen Hawking, o nosso maior cientista vivo, defendeu a existência de buracos negros, monstros gravitacionais à deriva no espaço capazes de atrair quantidades imensas de matéria e energia. Além de prever a existência destas estruturas infinitamente destrutivas e fornecer a prova matemática do Big Bang (com novas técnicas matemáticas desenvolvidas por Roger Penrose para lidar exatamente com os buracos negros), por muito tempo, também, foi um grande divulgador da ciência, tendo vendido milhões de cópias de “Uma Breve História do Tempo” e “O Universo em uma Casca de Noz”, além de, apesar de sua condição física, ter um astronômico senso de humor e ser um galã inveterado.
Hoje, com a existência dos buracos negros já suficientemente provada, Hawking luta ainda para descobrir a saíde de um paradoxo criado por suas próprias teorias: se a informação física que ingressa em um buraco negro é irrecuperável, e se este buraco negro emitir radiação ao ponto de deixar de existir, para onde vai a informação? Deixaria de existir, juntamente com o buraco negro, em oposição a um dos mais importantes princípios da física? Este paradoxo, primeiramente sugerido em seu artigo ‘The Breakdown of Predictability in Gravitational Collapse’, de 1976, por muito tempo o assombrou.
Em 2004, quando uma crise na saúde do cientista  sugeria que este problema teria de esperar décadas para encontrar sua resolução, Hawking subitamente anunciou ter encontrado a provável saída para este paradoxo. Uma teoria que, se devidamente comprovada, trará implicações realmente assombrosas à física moderna, envolvendo matemática de ponta, um novo passo na integração da física quântica e relativística e universos paralelos. Hawking parece estar à beira de sua maior descoberta exatamente no fim de sua brilhante carreira.
A BBC produziu um documentário sobre o assunto.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blogs que me encantam!


..saia justa......† Trilha do Medo ♪....Blogueiros na Web - Ensinando o Sucesso no Blogger e Wordpress!..Emprego Virtual..Blog Ebooks Grátis....http://3.bp.blogspot.com/_vsVXJhAtvc8/ShLcueg5n2I/AAAAAAAACqo/sOQqVTcnVrc/S1600-R/blog.jpg..http://lh6.ggpht.com/_vc1VEWPuSmU/TN8mZZDF9tI/AAAAAAAAIJY/GWQU-iIvToI/banner-1.jpg....Divulgar textos | Publicar artigo....tirinhas do Zé........

Estatística deste blog: Comentários em Postagens Widget by Mundo Blogger

Safernet



FinderFox

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin