27 de out de 2007

Trabalho do Executivo: o Folclore e o Fato

"A imagem romântica do executivo, comparado ao maestro que
conduz harmoniosamente as várias unidades de sua organização,
dificilmente corresponde à realidade. Se você perguntar a um executivo qual a sua função, ele provavelmente responderá: planejar, organizar, coordenar e controlar. Observe, então, o que ele faz. E não se surpreenda se não conseguir relacionar seu trabalho com essas quatro palavras.


Quando telefonam para avisar que uma das fábricas acaba de pegar fogo, e ele sugere que se adotem soluções de emergência, para garantir, por exemplo, o fornecimento aos clientes através de uma subsidiária estrangeira, ele está planejando, organizando, coordenando ou controlando? O que dizer, então, quando o executivo presenteia um funcionário que se aposenta com um relógio de ouro? Ou quando comparece a uma reunião a fim de encontrar pessoas e tratar de negócios? Ou, ainda, quando saindo da reunião, comenta com um de seus assessores a interessante idéia de um produto que lhe ocorreu ali?



A verdade é que essas quatro palavras que vêm dominando o vocabulário da administração desde .que o industrial francês Henry Fayol introduziu-as, pela primeira vez, em 1916, dizem muito pouco sobre o que os executivos realmente fazem. Na melhor das hipóteses, indicam alguns objetivos vagos adotados pelos executivos em sua rotina.
A administração, que tanto se preocupa com o progresso e as mudanças, há
mais de meio século não enfrenta seriamente a pergunta fundamental: o que
fazem os executivos?"







O breve texto acima é apenas o início do do trabalho acadêmico de Henry Mintzberg* encontrado no link http://www.heliorocha.com.br/graduacao/adm/download.asp referido ao item "Teoria Geral da Administração II - Prof. Trajano Lima" da Faculdade Hélio Rocha.

É um clássico sobre o estudo das funções desempenhadas pelos Executivos nas corporações. O trabalho tem 19 páginas e por isto resolvi direciona-lo para a página do Google que o contém. Ao clicar no link abaixo vão aparecer vários artigos. O que está aqui recomendado se encontra em formato PDF sob o mesmo título deste post.

Para aqueles que gostam de estudar seriamente as questões da gestão e pretendem seguir a carreira ou entender as funções dos Executivos é um verdadeiro achado. Vale a pena imprimir e guardar para seguidas consultas e releituras.

Bom proveito.



TRABALHO DO EXECUTIVO - Pesquisa Google

*Veja quem é Henry Mintzberg no link http://pt.wikipedia.org/wiki/Henry_Mintzberg

Um comentário:


  1. Một hộ vệ Hoàng Long cất tiếng nói.
    dongtam
    mu moi ra hom nay
    tim phong tro
    http://nhatroso.com/
    nhạc sàn
    tổng đài tư vấn luật
    văn phòng luật hà nội
    tổng đài tư vấn luật
    thành lập công ty trọn gói
    http://we-cooking.com/
    chém gió
    trung tâm tiếng anh
    - Khiêu chiến có tổn thương thì là chuyện bình thường, các ngươi rõ ràng chỉ lấy cớ, chẳng lẽ đội hộ vệ Thanh Long chúng ta sợ các ngươi sao?

    Tam tinh Đấu Tôn của đội hộ vệ Thanh Long cất tiếng nói.

    - đội hộ vệ Thanh Long các ngươi thật là to gan, chẳng lẽ muốn phân cao thấp với đội hộ vệ Hoàng Long?

    Một đội trưởng của đội hộ vệ Hoàng Long cũng cất tiếng, sắc mặt của y hơi đổi.

    - Xoẹt xoẹt.

    Nghe thấy thế ở phía sau lưng, bốn trăm người của đội hộ vệ Hoàng Long liền nhảy lên trên không trung, bốn trăm người áo giáp lập lòe, khí thế vô cùng.

    - Đội hộ vệ Thanh Long, lên cho ta.

    Nhị tinh Đấu Tôn của đội hộ vệ Thanh Long liền quay đầu lại nói với mọi người.

    - Xoẹt xoẹt vèo vèo.

    Một thanh âm xé gió vang lên, đột nhiên cả vạn người của đội hộ vệ Thanh Long thả

    ResponderExcluir

Blogs que me encantam!


..saia justa......† Trilha do Medo ♪....Blogueiros na Web - Ensinando o Sucesso no Blogger e Wordpress!..Emprego Virtual..Blog Ebooks Grátis....http://3.bp.blogspot.com/_vsVXJhAtvc8/ShLcueg5n2I/AAAAAAAACqo/sOQqVTcnVrc/S1600-R/blog.jpg..http://lh6.ggpht.com/_vc1VEWPuSmU/TN8mZZDF9tI/AAAAAAAAIJY/GWQU-iIvToI/banner-1.jpg....Divulgar textos | Publicar artigo....tirinhas do Zé........

Estatística deste blog: Comentários em Postagens Widget by Mundo Blogger

Safernet



FinderFox

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin