21 de out de 2007

Dicas para Gerentes

O Blog está estreando uma nova seção que estou chamando de "Dicas para Gerentes". São orientações que colecionei ao longo da carreira e que utilizei com sucesso. Vamos então à primeira delas (repito que é a minha experiência pessoal).


"Cuidado com as Segundas Feiras"


Desde que me entendi como gerente e como executivo passei a evitar a marcação de compromissos importantes para as manhãs das segunda feiras. Descobri que nem eu e muito menos as pessoas à minha volta iniciavam a semana com as suas "rotações cerebrais" em velocidade normal. Só ao longo do dia a capacidade de pensar e agir ia, aos poucos, chegando perto do seu nível normal. Por isto, os planos e as decisões tomadas nas circunstâncias das segundas feiras, normalmente precisavam ser corrigidas. Meu conselho é que as manhãs das segundas feiras sejam utilizadas para uma programação pessoal da semana. Não marquem reuniões ou aceitem agendamento para despachos, internos ou externos. E não tenham receio de deixar isto claro para seus subordinados. Eles vão entender e tenderão a colocar o hábito em prática nas suas próprias turmas.

2 comentários:

  1. Pura verdade. Quando a gente está chefiando tudo bem. O problema é quando o chefe não conhece a dura verdade sobre a segunda feira e vive convocando reuniao para todas as segundas feiras às 8 horas. Já se começa a semana estressado. O que fazer que o chefe tenha consciência?

    ResponderExcluir
  2. Sou gerente de uma empresa ha apenas 3 meses e sinto muita dificuldade em ser dura , mais severa, com a minha equipe, nao sei chamar atencao. E isso me incomoda. gostaria de alguns conselhos. Grata

    ResponderExcluir